A Guerra - Patrick Ness

27 de março de 2014

A Guerra
"Monsters of Men"
Patrick Ness
Editora Pandorga
Páginas: 544

"Três exércitos marcham em Nova Prentisburgo, cada um tentando destruir os demais. Todd e Viola se vêem presos no meio do conflito, sem possibilidade de fuga.
Depois que as batalhas começam, como eles poderiam interromper a luta? Como eles poderiam estabelecer a paz sendo eles a minoria? E, se a guerra transforma homens em monstros, que terríveis escolhas os esperam?"

A Guerra é o volume final da trilogia Mundo em Caos (então confira também as resenhas de O Motivo e A Missão), a série distópica feita de amor do Patrick Ness. Infelizmente, a série não é tão conhecida ou tão divulgada quando deveria e merecia. Por que, é sério, mais pessoas precisam ler essa série. Mais pessoas precisam chorar essa série. Mais pessoas precisam morrer essa série. 

O livro já começa com Todd e Viola bem no olho do furacão, com Todd tentando domar o Presidente e resolver os conflitos entre a Sr. Coyle, o exército e a população de homens e mulheres de Nova Prentisburgo, vitimizados pelo conflito e pelas táticas empregadas por ambos os lados. No entanto, a Nave com o resto do grupo de Viola chega e  mais personagens aparecem para adicionar caos à já instaurada batalha pelo destino de toda forma de vida que ocupa o pequeno planeta. 

No entanto, o Prefeito finalmente conseguiu o que queria: criar uma nova guerra e fazer-se necessário para o comando. Mas a guerra não é bonita, não é o que ninguém mais queria, e cada vez mais lados se levantam, com táticas e motivos diferentes. E, mais uma vez, Todd e Viola se separam para tentar resolver os problemas causados por seus, ahem, mentores e salvar quantas vidas possível, para que eles finalmente possam ficar juntos em paz (e eu já chorando, dá licença).

A narração do livro dessa vez é divida não só entre Todd e Viola, mas também entre dois novos velhos personagens, membros da comunidade Spackle e que trazem junto consigo todo um outro modo de ver o mundo e de ser mesmo. Admito que demorei pra simpatizar com os novos pontos de vista, basicamente por que ele era tão abertamente contrário ao Todd mas acabei ficando ansiosa pelas partes deles também, por que submergir em um modo de pensar tão diferente era deveras interessante, assim como era ver a dificuldade do Retorno de lidar com aquele novo jeito de viver que era tão passivo e estranho pra ele.

Os personagens novos que chegaram com a Nave eram bons e eu gostei da dinâmica deles, mas não fiquei particularmente apaixonada como eu fui pelos personagens secundários dos outros livros. A Sr. Coyle diminuiu um pouco, é verdade, mas não existe meio de ignorar o Prefeito/Presidente, o cara é genial e cruel e maluco demais para que a gente não admire o cara.  Então, mais uma vez, me peguei amando o vilão e encarando aquela dualidade louca tão presente na saga Mundo em Caos, em que ninguém é completamente inocente ou horrível e ninguém consegue escapar dos horrores e das decisões da guerra. O livro é muito sobre mostrar os tons de cinza da humanidade, muito sobre o que a necessidade faz do homem e como ele precisa lidar com isso. Acho o Patrick Ness particularmente genial na sua maneira de nos envolver na guerra e nos fazer entender que as vezes não existem boas escolhas, mas elas ainda precisam ser feitas de qualquer maneira. O desespero e a respiração entrecortada que essa história causa durante a leitura é uma coisa inigualável e magistral. Patrick merece mesmo todos os prêmios que ganhou pela sua escrita sensacional. 

Mais uma vez a edição do livro deixou um pouco a desejar, embora ainda tenho sido melhor do que a do A Missão, que me fez literalmente chorar de raiva pelas páginas com seus erros grotescos. A Guerra ainda tem um bocado de deslizes e eu senti falta daquele cuidado que eles tiveram com a saudosa edição de O Motivo, mas o livro é tão bom e tão bem escrito e tão incrível que sua leitura ainda será uma experiência louca, acredite. 

De todo modo, o livro é um fechamento super digno para a saga, com um final de tirar o fôlego, de causar lágrimas e choro convulsivo até nos mais firmes. E se você acabou e ficou desesperado feito eu saiba que o Patrick escreveu 3 contos dentro do universo de Mundo em Caos, que estão entre os livros e pós-A Guerra. Pr'aqueles que leem em inglês, recomendo a leitura depois que você acabar a série. É só fazer um cadastro maroto no site da trilogia.  

Então, se não ficou claro, eu adorei A Guerra, adorei Mundo em Caos e recomendo para todo mundo. Para aqueles que ainda não começaram a série, termine essa resenha e vai correndo pro primeiro volume, porque essa é uma das melhores séries da vida. Favorita, fácil.

Era isso. Leiam! 


O Gerente enlouqueceu, ou algo assim, por que O Motivo e A Guerra estão apenas 9,90 NO SITE DA SARAIVA, CORRE NEGADA!


Beijo, beijo,
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©