A Casa de Hades - Rick Riordan

29 de novembro de 2013


A Casa de Hades
The House of Hades
Rick Riordan
Intrínseca
496 páginas
2013

Okay, A Casa de Hades é o quarto volume da saga Heróis do Olimpo, então, sim, essa resenha vai ter algum nível de spoiler pra quem não leu os primeiros livros. Avisados? :)
Annabeth e Percy estão em maus lençóis. Depois de uma terrível queda, eles acabam no único lugar que semideus nenhum quer, jamais, parar: o lugar onde todos os monstros renascem. Cansados, feridos e tendo que se esconder das centenas de criaturas que mataram durante suas muitas aventuras, eles precisam se esgueirar pelos confins do Tártaro a procura das Portas da Morte. E essa ainda é a parte fácil.

Enquanto isso, no mundo mortal, os remanescentes do Argo II seguem com dificuldade pelos mares e céus, tentando chegar á Casa de Hades, lar provisório das portas da morte. Mas, apesar de contarem com um grupo talentoso, a viagem não é nada fácil e os desafios, inimigos e deuses com seus próprios propósitos se empilham em seu caminho. Mas eles precisam chegar até lá, e rápido, por que, como sempre, eles tem um prazo apertado e vidas pra salvar (a do Percy e da Annabeth inclusive, então, corre negada!).

Finalmente, depois de três volumes, Rick me entregou um livro eletrizante. Casa de Hades, apesar de seguir naquele ritmo brincalhão e educativo de sempre do Rick, é muito mais intenso e pesado do que os anteriores. Os personagens estão amadurecendo e as culpas e dores e medos deles vão se tornando mais palpáveis e densos. E é tão bonito poder ver o drama de Percy e Jason tentando decidir o que são agora, depois de suas respectivas incursões aos acampamentos "inimigos", e é muito interessante como esse embate da personalidade dos dois se reflete e tem consequências na aventura. Jason não se sente mais totalmente romano. Percy não vê a hora de montar sua casinha no acampamento Júpiter. E os outros semideuses da profecia também são afetados por essas mudanças. Frank precisa crescer (e uau, ele o faz). Nico precisa enfrentar suas verdades (e o drama e a amizade que surge com o Jason, ó, tomou meu coração pra sempre). 

Os capítulos foram divididos, como sempre, e todos os semideuses da profecia tiveram a chance de narrar parte da história. O crescimento de todos os personagens foi visível e acompanhar o amadurecimento dos semideuses a guerreiros foi tão interessante dessa vez que eu não fiquei querendo pular capítulos pra voltar pras desventuras de Percy e Annabeth. Frank e Hazel se mostraram, mais uma vez, super interessantes, e Leo acabou não tendo assim tanto espaço pra roubar a cena, embora seus capítulos ainda sejam uma das minhas partes favoritas. Até a Piper melhorou  nesse livro e seus capítulos giraram bem menos ao redor de Jason (o contrário não pode ser dito, no entanto. Adolescentes patéticos cheios de hormônios)!

Tivemos o reaparecimento de alguns personagens antigos e queridos, que me levaram as lágrimas, e nos aprofundar no drama deles foi uma coisa de cortar o coração. Destaque pra Bob, o Titã, tão querido que triturou a minha alma, e Calipso, a deusa apaixonada que é sempre deixada pra trás. É claro que, além dos bonzinhos, nós tivemos o retorno de alguns vilões também, e achei particularmente interessante poder ver de pertinho o ódio e as consequências das derrotas que eles sofreram antes. Um aspecto interessante no que, até então, era uma coisa bem rasa. O vilão aparecia, Percy espetava eles, fim. Mas os acontecimentos do tártaro fizeram Percy e Annabeth e a gente enxergar a coisa pelo outro lado também. E uau, que agonia.

A ausência de Percy e Annabeth teve o impacto que deveria no pessoal do navio, o que me deixou muito feliz, por que deixou bem claro que os dois sempre foram os mestres da missão, mesmo. Leo e Frank meio que assumiram a coisa, o que foi muito curioso, por que eu meio que estava esperando (e detestando a ideia) de que Jason e Piper ocupassem esse papel. Rick e suas surpresas. Diferente da ultima vez, em que eu senti que havia semideus sobrando, dessa vez não parecia haver semideuses suficientes: eram tantos os problemas e o nível de badasseria aumentou tanto que tudo ficou frenético e divertido, bem do jeito que eu gosto e espero numa história de Percy Jackson. Dividir o grupo de novo foi decididamente um turning point na história. Todos tiveram chances de viver pequenas, mas não desimportantes aventuras, e todos só foram melhorando como personagens enquanto faziam isso.

No geral, Casa de Hades foi um ótimo livro. Posso falar com segurança que é o meu favorito da nova saga, então recomendo loucamente, com fervor e amor. Rick pegou o jeito de novo demorou, mas foi e nos brindou com a dose certa de aventura, ação, agonia e as sempre presentes piadinhas e bom humor. Meu coração está apertado, estou curiosa, preocupada e nervosissima com as portas abertas para a nova e final aventura que se aproxima. Me pego devaneando com o Percy e imaginando o futuro dos nossos semideuses da profecia, mas minha mente de fã fica mais preocupada que otimista. Os acampamentos romano e grego, tão queridos, estão quase em guerra, e os nossos semideuses ainda precisam velejar até as terras antigas para enfrentar a mãe Gaia. E eu aqui, contando os dias para o lançamento de Blood of Olympus! 

(Mas acho que não estou pronta pra dizer adeus).

Corre e vai ler que o Percy é mara,
Beijo, beijo,
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©