Todo dia - David Levithan

16 de outubro de 2013

Todo Dia

Todo dia
David Levithan
280 páginas
Editora Record
2013

Todo dia irá nos apresentar a história de A, que todo dia acorda em um corpo diferente. Pode ser menino ou menina e com qualquer personalidade, não há regras. A única limitação é que é sempre uma pessoa de sua idade. Por toda a sua vida foi assim e, aos poucos, A percebeu que era melhor não se envolver nas vidas que ele ocupa por apenas um dia. Até que ele acorda no corpo de Justin e conhece Rhiannon, sua namorada. A vida de A muda completamente quando ele se vê apaixonado.

Acho que esse livro é um daqueles que, mesmo que si tivesse sido mal contado - o que definitivamente não é - ele já seria pelo menos bom porque ele tem uma história incrível. Quando eu comecei a ler e A foi contando um pouco sobre sua existência, o livro já tinha me ganhado completamente. Eu precisava saber quem seria a próxima pessoa que A iria "ser" e achei o máximo como o David Levithan conseguiu trazer tantas pessoas diferentes para o livro. Eu conhecia um personagem diferente por capítulo e cada um deles tinha uma história única, além de estar acompanhando a história do A. A leitura foi uma experiência indescritível. Eu amei amei amei o universo que o autor criou.

Mas, como se não bastasse criar um personagem que vive várias vidas a cada dia, David Levithan tem muitos outros elementos que fizeram deste livro um dos meus favoritos esse ano. Primeiramente, sua escrita. Eu tive contato com ela em Will Grayson, Will Grayson (que ele escreveu com o John Green) e já tinha gostado bastante. Dessa vez não foi diferente. O livro tem passagens bonitas, outras bem engraçadas e tudo flui muito bem. 

Os outros elementos são A se apaixonar por Rhiannon e o autor explorar um pouco sobre o que acontece com as pessoas cuja vida A explora por um dia. Essa segunda parte eu não esperava mesmo e foi muito legal. É uma curiosidade que naturalmente surge durante o livro - como muitas outras, já que A tem uma vida beem diferente - mas que eu não imaginava que o autor fosse explorar. Já a história dele e Rhiannon é demais! Todo dia A é uma pessoa diferente e ele sempre tenta ir atrás dela. Ele inventa umas histórias para se aproximar, ele começa a pensar se vale a pena contar a verdade para ela... Foi um romance bem diferente dos livro YA de hoje em dia e muito bom de se acompanhar. 

Mas, como nem tudo são flores, vamos falar sobre o que eu não gostei no livro. O primeiro é que, quando eu li a sinopse, eu imaginei que A poderia acordar como QUALQUER PESSOA MESMO. Isto é, sem restrição de idade e de lugar. A acorda sempre em lugares relativamente próximos e eu comecei o livro achando que ele iria parar no Japão e aqui no Brasil Acho que ficaria um pouco inviável para o David Levithan desenvolver a história, mas eu fiquei bem triste quando descobri que ele não ia pra longe.

Outra coisa que eu não curti foi o final, por diversos motivos. O principal deles é que eu ainda fiquei com muitas dúvidas, achei tudo muito repentino. Detesto a sensação de que o livro ainda poderia durar mais 200 páginas. Eu só me conformei porque, após uma rápida pesquisa, descobri que haverá um segundo livro, chamado Rhiannon. OU SEJA, MAIS A E RHIANNON E POSSÍVEIS DESCOBERTAS. EBAA <3 

Bom, acho que ficou bem claro que eu recomendo Todo dia. A Marcelle também leu e gostou (talvez não tanto quanto eu, mas gostou!), então vocês tem duas opiniões positivas provando que esse livro não é amor só no meu coração! É geral (Sim, duas pessoas é geral). Vem ler, gente! 

Beijos 
Julia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©