O Temor do Sábio - Patrick Rothfuss

7 de julho de 2013

O Temor do Sábio 
A Cônica do Matador do Rei - Segundo Dia
Patrick Rothfuss 
Editora Arqueiro
960 páginas 
2011

O Temor do Sábio é o segundo livro da trilogia que conta a história de Kvothe. Com todo o respeito e profissionalismo do mundo, essa foi a melhor cortesia que eu tive o prazer de receber, ler e agora resenhar para o blog. Porém, aquele esquema dos spoilers (mas quase não vai ter, pode ler), você pode preferir ler a resenha do primeiro livro: O Nome do Vento

O Temor do Sábio é melhor que O Nome do Vento por diversos motivos, mas basicamente: eu estava mais necessitada do apegada ao Kvothe, tem muitas diferentes aventuras e o Kvothe está mais maduro. Na verdade, ele amadurece muito nesse livro, beijos Feluriana, em diversos níveis.

Para quem não sabe, ou não lembra, essa crônica é dividida em três partes, que são três dias. Kvothe atualmente é Kote (eu sei que é estranho), um simples dono de uma pousada, fingindo e acreditando ser quem não é, onde vive com seu aprendiz Bast (eu quero muito saber mais sobre ele). Então O Cronista descobre quem ele é realmente e Kvothe decide contar sua verdadeira história. Em três dias. O nome Kvothe é o nome de uma lenda, ou melhor, muitas lendas e, através desse crônica, nós temos acesso à verdade por trás da lenda. Por tudo isso, essas não são histórias com início, meio e fim. O primeiro livro é o início, o segundo o meio e o terceiro será o fim. Dentro de cada livro existem vários clímax, vários desfechos, várias partes um pouco mais devagar. Até porque 960 páginas.

Eu vou dizer que você deve mesmo ler essa série, mas como você talvez não me leve a sério:

"A melhor fantasia épica de 2011." - George R. R. Martin, autor de A guerra dos tronos

E agora?

A sinopse desse livro já começa falando sobre quando Kvothe passa um período fora da Universidade, então, antes de começar a ler, eu achava que isso seria logo no início. Mas não é. O primeiro terço do livro é todo com Kvothe por lá, e muita coisa acontece. Essa parte é absurdamente muito boa. Encontros e desencontros com Denna (o relacionamento deles não tem como ficar mais amável e frustrante que isso), muita confusão com o Ambrose e o fortalecimento da amizade do trio Kvothe, Simm e Wil (completamente amáveis) e ainda o acréscimo das meninas Feila e Moula ao grupo.

Em O Temor do Sábio, a maioria dos personagens são bons, porém não bobos. Então, as coisas não se baseiam em armadilhas e trapaças ou na luta do bem contra o mal. Apesar de Kvothe estar em busca dos Amir e do Chandriano, em busca de vingança. Depois de perceber que de fato seria melhor passar uma temporada longe da Universidade para deixar as coisas esfriarem por lá, sair atrás do nome do vento, encontrar um mecenas e descobrir qualquer coisa sobre os Amir ou o Chandriano, Kvothe parte para bem longe. Para a corte de Vintas, um lugar onde as pessoas da Universidade são vistas com preconceito e Edenas Ruh , que nosso moço prontamente esconde ser, então eu nem entro em detalhes.

Muita coisa acontece por lá (960 páginas), inclusive coisas que fazem Kvothe viajar ainda mais. O garoto viaja quase todos os Quatros Cantos da Civilização nesse livro mais o que está fora do mapa(tem um mapa no livro). De Vintas, ele viaja para os Montes Tempestuosos e para Ademre junto com o mercenário vermelho Tempi, outro personagem que eu adorei. Nós somos, então, apresentados a um novo povo com uma cultura completamente diferente do que estamos acostumados. E somos apresentados à Lethani. Eu me apaixonei pela Lethani. A Lethani não é o caminho, é o que te mostra o caminho; é fazer o certo; o que sempre leva ao sucesso. Não é feita para ser assim compreendida. Quando Kvothe começou a treinar a Ketan (a luta ademriana) eu fiquei muito empolgada porque, até então, ele só usava sua esperteza e simpatia (de magia) para ganhar suas brigas.

Toda essa viagem foi muito importante na criação de muitas das lendas sobre Kvothe, o Arcano, e no desenvolvimento do próprio personagem. Além de sua fama com as mulheres uiuiui. Concluindo tudo isso, eu sinto que aprendi muita coisa lendo esse livro e foi uma experiência incrível. Eu recomendo muito essa série. Por favor, leia aos pouquinhos, pegue emprestado, não sei. Mas leia-a. Lei-a mesmo porque vale muito a pena.

Beijos,
Celle.

P.s.: o empolgadão da foto é O Patrick Rothfuss <3


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©