A menina do capuz vermelho e outras histórias de dar medo - Angela Carter

21 de julho de 2013

Depois da minha boa experiência com O jardim secreto, também da Penguin Companhia, resolvi adquirir mais um título do selo que eu já estava de olho há muito tempo. Gosto muito de contos de fadas e assim que vi esse título fiquei bastante empolgada imaginando que traria os contos em suas versões originais. Assim que chegou o livro, eu descobri que, na verdade, os contos haviam sido selecionado de um outro livro da Angela Carter com 103 contos de fadas. Fiquei meio arrependida de não ter comprado ele logo, mas ok, vida que segue. Minha decepção maior mesmo veio quando eu descobri muitos dos contos mais famosos não estavam no livro. Parte disso é culpa minha que comprei o livro mais no achismo do que sabendo o que teria dentro dele de fato, mas ainda assim bateu aquela tristezinha. 

A menina do capuz vermelho e outras histórias de dar medo
Angela Carter
144 páginas
Penguin Companhia

Enfim, A garota do capuz vermelho e outras histórias de dar medo traz 20 contos das origens mais diversas. Contos ciganos, chineses, franceses, inuítes. Tem de tudo e o mais famoso é o A garota do capuz vermelho mesmo. A característica principal é que eles tem aquele tom mais pesado. Definitivamente, não são para crianças. A Disney ia ter que mudar bastante essas historinhas antes de transformá-las em filmes. 

Acho que a parte mais legal do livro é conhecer essas histórias tão diferentes, mas, pelo visto, bem tradicionais em seus países de origem. Os contos são todos curtos por causa do estilo da narrativa, que eu estranhei em alguns momentos. Tudo acontece bem rápido, você conhece os personagens e na frase seguinte as coisas já estão loucas na vida deles. 

No geral, eu achei os contos legais, mas poucos me conquistaram mesmo. O da Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, eu não gostei muito exatamente por achar muito corrido. Alguns eu achei um pouco estranhos também, outros eu não sabia muito bem o objetivo, o que o conto queria passar. Enfim, como eu disse, o livro valeu mais para conhecer histórias diferentes, mas eu esperava bem mais dele. Acho que quem se interessou pela premissa, pode dar uma chance, até porque ele é bem baratinho. Outra coisa que vocês podem tentar é comprar o 103 contos de fada e ler todos logo, em vez desse com apenas 20 que eu comprei. Eu mesma pretendo ler o 103 agora, então acho que vale a pena partir direto para ele. Quando eu  o ler, eu volto e conto ;)

beijos
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©