[Retroprojetor #57] - Detona Ralph

7 de junho de 2013

Wreck It Ralph
Direção: Rich Moore
Genero: Animação/Aventura
Duração: 108 minutos
Quantidade de Amor: Ilimitada

Detona Ralph conta a história de Ralph, um destruidor de coisas profissional. Ele é o vilão de um jogo de videogame chamado Conserte Felix Jr.!, em que o personagem principal é, obviamente, o Conserte Felix Jr, que tem um martelinho mágico para consertar tudo o que o Ralph destrói. Eles vivem em paz dentro da central de jogos de um fliperama, mas depois que o jogo acaba e o dia de trabalho termina, Ralph é ignorado pelos nicelanders, os moradores do seu jogo. E Ralph não é um cara ruim ou um bonzinho bobão, mas um cara normal que quer um pouco mais de reconhecimento depois de um dia de trabalho duro - talvez até uma torta e uma conversinha animada. E é muito difícil, para um vilão, receber essas coisas. 


Enfim, Conserte Felix Jr., o jogo, acaba de completar 30 anos e, depois de uma comemoração de aniversário desastrosa, Ralph aceita um desafio: ganhar uma medalha de herói para morar na cobertura e ser aceito pelos nicelanders. Ele então encontra o Hero's Duty; um jogo moderno em que um grupo de soldados de elite é premiado depois de exterminar insetos alienígenas. Só que Ralph é mesmo desastrado e, depois de causar uma completa confusão conseguir a medalha, é arremessado do jogo numa nave quebrada, carregando consigo um dos insetos, que não sabem que estão num videogame e comem sem parar tudo o que vem pela frente, até o código central do jogo. Ou seja: onde quer que Ralph aterrisse estará condenado ao fim. E Ralph aterrissa em Sugar Rush, um jogo de corrida com personagens fofinhos e feitos de açúcar, literalmente. 


Ralph então conhece Vanellope, uma adorável menininha com tilt que rouba sua medalha para participar da corrida do jogo. E eles precisam se unir para que ela ganhe a partida e ele recupere seu passe para uma vida melhor. Só que tem mais coisa do que parece por trás do tilt da Vanellope...

O filme é a coisa mais gracinha. Vanellope não é o que se esperaria de uma participante de uma "Corrida Doce"; ela é toda feita de sarcasmo e piadinhas e adorabilidade. Ralph é o Shrek da disney, Felix é deveras divertido e até a Callhoun é adorável, com seu jeito heroína-de-ação-vou-quebrar-a-sua-cara. E todo mundo que assiste morre de amores pelo vilão da história, o divertidíssimo Rei Doçura.


“Why did the hero flush the toilet? 'Cause it was his doodie!"

O filme é todo feito de referências ao mundo dos games, e mais de um personagem da sua infância estarão nele te dando olá. Eu nunca fui viciada em videogames, mas tive minha cota de tempo em frente a eles, e achei o filme feito de nostalgia. Sonic, Ryuu e Ken de Street Fighter e até Pacman e seus fantasminhas são só exemplos de coisas amor que dão as caras por ali. O próprio jogo Wreck It, Ralph! é  inspirado no Donkey Kong, em que o vilão acabou ficando mais famoso que o mocinho (eu adorava jogar esse, saudades infância).

A trilha sonora também merece destaque. As músicas são bem do estilo que a gente escuta em videogames mesmo e se encaixaram direitinho nas cenas. Holofotes também nos créditos, que aquecem meu coração só de lembrar: Owl City cantou When Can I See You Again? no final e eu me senti personagem de videogame enquanto via Ralph, Vanellope e Cia correndo por videogames famosinhos.

I missed you, brother!
O filme é a jornada clara do anti-herói se tornando herói, mesmo com tudo e todos contra ele. É também sobre a amizade nos lugares improváveis e sobre o sentimento de ser aceito que vive por baixo de todo mundo. A Vanellope sofre bullying dos outros moradores de sugar rush por que tem tilt, o Ralph sofre por que não é aceito por causa do papel que ocupa no seu jogo e até o vilão só não queria ser deixado pra trás. O filme é também sobre se aceitar e sobre ser melhor. É lindo, cheio de lições pra grandes e pequenos, e me levou ás lágrimas em mais de uma cena Ralph e Vanellope tho.

Eu sei, eu sei o que vocês estão pensando. Ela está me recomendando outra animação? Será que essas garotas do três lápis passam o dia vendo desenhos? Sim. Não. Mas Detona Ralph é da Disney, então dê-nos um desconto e aproveite o amor. Vai ver!

image
partiu assistir!
Beijo, beijo,
Thai.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©