A Ilha Misteriosa - Julio Verne

1 de maio de 2013


A Ilha Misteriosa
Julio Verne 
Editora Rocco
296 páginas
1874/2007

Cinco abolicionistas norte-americanos fogem num balão. Após voarem durante vários dias debaixo de uma tempestade constante, um dos integrantes di grupo cai ao mar e some e os demais acabam por despencar sobre um rochedo no meio do Oceano Pacífico. Os quatros sobreviventes buscam incessantemente encontrar o amigo desaparecido e procuram organizar suas vidas da melhor forma possível na ilha desconhecida localizada perto do rochedo onde caíram. No entanto, acontecimentos estranhos colocam em risco sua integridade física e emocional, obrigando-os a acreditar na existência de uma força secreta. Afinal, quais são os segredos dessa ilha misteriosa?
Eu já havia lido Volta ao Mundo em Oitenta Dias do Julio Verne e, desde então, fiquei com a vontade de ler todos os principais livros do autor, afinal são mais de 70. Até que apareceu em uma promoção por apenas R$10,00 uma versão da Rocco de A Ilha Misteriosa, adaptada pela Clarice Lispector. Fui obrigada a comprar. 

Como já disse a sinopse, após fugirem em um balão, cinco homens, e um cachorro, vão parar em um rochedo no meio do oceano pacífico, porém um deles (o engenheiro) está desaparecido juntamente com seu cachorro. Os outros quatro se veem sem saber o que fazer, já que suas melhores chances de sobreviver estão no amigo engenheiro (afinal, o homem é engenheiro, ou seja, ele é bom em tudo). Ainda assim, eles conseguem chegar até outro pedaço de terra, um bem maior dessa vez, e continuam com sua busca pelo amigo, vivo ou morto. E, então, as coisas misteriosas já começam a acontecer. 

A história é sempre baseada nos mistérios da ilha e na capacidade desses poucos homens de construir uma cidade em uma ilha nunca antes habitada. E tudo parece muito fácil. A questão é que, se esse fosse um livro escrito ontem, você poderia dizer "Ah, mas assim é mole. Vamos fingir que arranjar ferro e carvão na floresta e depois transformar em aço é assim fácil." Mas ele não foi escrito ontem. Ele foi publicado pela primeira vez em 1874. Julio Verne era um homem absurdamente inteligente, do tipo que sabe muito de tudo. Os homens fazem ferramentas, móveis, moinhos, plantações, criações de gado, desvio de rio, armas,  fósforo... 

Mas que tipo de coisas misteriosas acontecem? Apenas coisas boas. A entidade misteriosa é uma espécie de anjo da guarda dos novos colonizadores. Vários problemas aparecem e então... a entidade misteriosa acaba ajudando como pode. Claro que os homens ficam doidos para saber quem é, ou se é a Providência Divina, ou o quê. Mas seja lá quem for, não quer ser encontrado. 

A Ilha Misteriosa é um livro muito bom, mas que eu acredito que seja  para você apreciar o autor e a escrita da época. Não é um livro que vá te surpreender ou te  deixar super preso à história. Ele tem um enredo mais voltado para o público infanto-juvenil, mas não o público infanto-juvenil de hoje em dia. Mas, ainda assim, eu preciso recomendá-lo. Aliás, se puderem, leiam primeiro Vinte Mil Léguas Submarinas, que é o próximo livro do Julio Verne que eu pretendo ler. Os livros não são de uma série, mas há uma relação entre eles. A escrita do Julio Verne e da Clarice Lispector são bastante agradáveis e simples, então não se preocupe em não entender. 

Por fim, eu realmente acho que você deveria ler algum livro do Julio Verne na sua vida. 

Beijos, 
Celle. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©