Garota exemplar - Gillian Flynn

10 de abril de 2013


Garota exemplar
Gillian Flynn
Editora Intrínseca
446 páginas

É o quinto aniversário de casamento de Nick e Amy. Tudo parece normal, até Nick entrar em casa e ver que sua casa está toda revirada e Amy não está lá. Ele avisa a polícia, comunica o sequestro, mas, devido ao seu comportamento durante as investigações, as suspeitas logo recaem sobre o próprio marido. Alternando a narrativa de Nick e páginas do diário de Amy, acompanhamos não só as investigações, mas muito sobre a própria vida do casal. 

Dividido em três partes, sendo que todas alternam o ponto de vista de Nick e o de Amy, através de seu diário, algo logo ficou bem claro para mim: um deles, ou os dois, estavam mentindo. Talvez não necessariamente mentindo, mas pelo menos eles possuíam pontos de vista e interpretações bem opostas de algumas situações e da sua própria vida a dois. E é através desses dois narradores não muito confiáveis que conhecemos a história dos mesmos. Me lembrou um pouco Cuco, onde a narradora passava apenas suas impressões e plantava uma dúvida horrível em você. 

O começo é lento, mas não necessariamente desinteressante ou ruim. Eu sou uma pessoa extremamente curiosa e, lembrando que as passagens de Amy são de seu diário, ou seja, anteriores ao seu desaparecimento, a investigação e as pistas não começam a aparecer logo no começo. Então, demorou um pouco para a leitura engrenar até aquele ponto de "responsabilidades, sumam, preciso terminar esse livro AGORA". Então, esse começo é bom pois descobrimos como Amy e Nick se conheceram e como foi o relacionamento deles desde o começo e, especialmente, pelas passagens de Amy do passado serem incompatíveis com as de Nick em alguns pontos. Mas, infelizmente, não eram exatamente a minha parte favorita até eu me envolver completamente com o livro.

Acredito que muito estejam imaginando que a resposta para o desaparecimento de Amy só vá aparecer lá para o final do livro. Não é bem assim. A autora não se preocupou em segurar o mistério até o final (então, caros, não fiquem dando uma olhadinha no livro... nem no final nem no meio hehe). E, UOOOU, quando eu descobri a verdade eu fiquei bem chocada. Não vou falar que é impossível de descobrir porque foi sim uma das mil coisas que eu descobri. Mas a forma que tudo se desenrola, as consequencias, são incríveis. O livro é muito bem pensado, bem amarrado. Para ser sincera, eu não gostei muito do final, mas entendi o motivo de ele ter ocorrido. Então, não vou reclamar dele, porque acredito que algumas pessoas tenham gostado. 

Então, se você gosta de um bom suspense, podem ler Garota exemplar. Tem personagens bons, um enredo um tanto quanto chocante e um clima que fará com que você se questione sobre o quanto você conhece as pessoas a sua volta. Devidamente recomendado.

Beijos,
Julia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©