[Retroprojetor #48] Argo

29 de março de 2013

Argo
Direção: Ben Affleck
Gênero: Drama, suspense
Estreia: 09 de novembro de 2012
Duração: 121 minutos

Um filme dirigido e estrelado por Ben Affleck, ganhador do Oscar 2013 de Melhor de Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem. O ator e diretor mostra seu máximo, ou quase isso, devemos acreditar, na adaptação de uma história real, mantida em segredo até não muito tempo atrás. 

Argo conta como um agente da CIA resgata seis cidadãos diplomatas americanos da embaixada canadense no Irã. O ano é 1979 e os Estados Unidos abrigam o ex-xá (figura de poder, espécie de "presidente") do Irã depois de apoiar seu governo de muita opressão  em troca do comércio do petróleo. O povo iraniano quer seu antigo xá de volta para que seja julgado e enforcado pelos muitos crimes que cometeu. Mas o governo americano tem um acordo com ele, onde a vida do povo não tem tanta importância. No Irã, o povo odeia os Estados Unidos e nos Estados Unidos o povo odeia o Irã. Engraçado (ou não) como o povo não está ganhando nada de nenhum dos lados, apenas se deixa alimentar pelo ódio. 

Os iranianos invadem a embaixada americana em Teerã e sequestram os americanos que trabalham lá, porém seis deles conseguem fugir e se abrigam na casa do embaixador canadense. Eles passam meses lá escondidos enquanto a CIA tenta armar um plano para levá-los para casa em segurança, para eles e para a América. O melhor plano surge do especialista em exfiltrações, Tony Mendes (Ben Affleck). Sua ideia é fazer um filme falso hollywoodiano de ficção científica filmado no Irã. Ele e os seis diplomatas seriam a equipe de filmagem responsável pela locação do filme.  

O início do filme conta como foi a crise de reféns no Irã, um episódio muito importante no relacionamento absurdo dos Estados Unidos com o país. É um assunto que eu acho bastante difícil e chocante mesmo ouvindo sobre ele muitas vezes. Outro ponto difícil, como eu já citei, é o ódio que as nações passaram a nutrir uma pela outra, como se todos fossem responsáveis pelas atitudes de um grupo de pessoas. As pessoas simplesmente pararam de pensar como pessoas. E, por fim, Argo mostra o resgate de seis pessoas através de um filme falso. A ideia parece louca e genial. E é. 

A história é incrível, cheia de detalhes e o filme é impressionante. Tony Mendes não é um personagem extremamente carismático, mas é fácil se identificar e torcer por ele. Não achei o mesmo dos outros seis, apesar de ser fácil compreender seus medos. Mas, ainda assim, por algum motivo, senti que não me empolguei tudo o que tinha para me empolgar com o filme. Não consigo dizer ao certo o motivo. Acho que a relação em maior plano entre os dois países me distraiu do contexto particular do filme: o resgate dos seis americanos. Não acho que sou capaz de dizer se um filme merece o Oscar ou não, mas de qualquer forma, Argo é um filme muito interessante e está recomendado. 

Beijos, 
Celle. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©