Extraordinário - R.J. Palacio

2 de março de 2013

É no mínimo curioso ler um livro em fevereiro e, ao terminar, imaginar se ele não vai ser o melhor do ano todo. Eu sei que ainda vem muitos livros por aí e, quem sabe, algum deles até roube o posto de favorito de 2013 de Extraordinário. De qualquer jeito, ele ainda permanecerá como um dos melhores.

Extraordinário
Extraordinário
R.J. Palacio
Editora Intrínseca
320 páginas

Extraordinário conta a história de August Pullman, ou Auggie, como é normalmente chamado. Ele tem uma síndrome genética que resulta em um deformidade facial. Auggie já passou por diversas cirurgias, mas, mesmo assim, seu rosto ainda chama muita atenção na rua. E as reações sempre são ruins. Por isso, Auggie nunca frequentou uma escola até seus 10 anos. Seu maior desafio será provar a seus colegas da escola - e a muitas outras pessoas - que ele é absolutamente igual aos outros, apesar de seu rosto. O livro é narrado pelo ponto de vista de alguns personagens. Entre eles Auggie, sua irmã e outras pessoas que vamos conhecendo no decorrer do livro.

Só pela sinopse, vocês já podem imaginar que esse é um livro bem emocionante. Mas, além de ter uma história bem bonita, a autora soube trabalhá-la muito bem e acho que o maior diferencial desse livro são os múltiplos pontos de vista. Já começamos o livro imaginando o quão difícil a vida de August é. Um pouco sem ideia que o quão más as pessoas conseguem ser, mas sabendo que é tudo bem difícil. E quanto sua irmã, Via? Ela não tem o mesmo problema que ele, mas como sua vida é afetada por isso? Essa é uma parte da história que quase sempre é esquecida, ao meu ver. R.J. Palacio descreve com muita sinceridade os sentimentos de alguns personagens do livro. O livro é dividido em oito partes e apenas três são de August. As outras cinco são de cinco personagens diferentes. E isso faz toda a diferença no livro, na minha opinião.

Outro detalhe que fez com que eu me apaixonasse pelo livro foi ele ser contado pelo ponto de vista de crianças. Com certeza, eu já comentei aqui o quanto eu gosto de livros narrados por crianças. Elas são tão ingênuas em alguns momentos, corajosas em outros. Contam tudo sem nenhum eufemismo. E crianças sabem perdoar seus amiguinhos. Embora August tenha apenas 10 anos, ele já passou por muita coisa, então é um tanto quanto maduro em algumas situações. Mas - e novamente destaco a importância de muitos pontos de vista - outras crianças do livro não são tão maduras e nem ao mesmo conheciam August direito. Então temos várias narrativas de jovens (a irmã dele já é mais velha e outros também), cada um com seus próprios sentimentos, conflitos internos e, claro, diferentes níveis de maturidade. 

Então vocês já sabem que tem em mãos um livro incrivelmente bem escrito, certo? Mas vocês não tem nem ideia da história que essas páginas guardam para vocês. É um tanto quanto difícil descrever. August passa por muita coisa quando entra para a escola, assim como seus coleguinhas de classe com sua chegada. Não pretendo me estender contando nenhum tipo de detalhe sobre o que acontece, mas é uma história bem bonita que passar por temas sobre aceitar as pessoas como elas são, amizade e, claro, bullying. Diferente de outros livros de bullying que eu já li, Extraordinário tem um jeito mais otimista. Te enche de esperança. Eu também amei isso.

Acho que depois dessa resenha bem longe, ficou claro que o livro está suuper recomendado. Eu amei mesmo. Eu chorei, eu ri e eu me apaixonei por Auggie e mais um monte de personagens. Corram para ler!

Para quem ficou curioso e quer conhecer mais, a autora R.J. Palacio criou uma campanha antibullying, que vocês podem conhecer melhor no Choose Kind. A Intrínseca criou também um site para o livro, onde estão os preceitos de Sr. Browe (um dos professores de Auggie). Sugiro também essa matéria publicada no site da Intrínseca e que vejam o booktrailer, que deixei aqui embaixo:



 Beijos!
Julia 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©