[Retroprojetor #42] 2 Coelhos

18 de janeiro de 2013


2 Coelhos 
Direção: Afonso Poyart
Gênero: Ação
Estreia: 20 de janeiro de 2012
Duração: 1h48min
Orçamento: R$3,5 milhões
"Após se envolver em um grave acidente automobilístico, no qual uma mulher e seu filho são mortos, Edgar (Fernando Alves Pinto) é indiciado, mas consegue escapar da prisão graças à influência de um deputado estadual. Logo em seguida ele parte para uma temporada em Miami, onde retorna com um elaborado plano em que pretende atingir tanto o deputado que o ajudou, símbolo da corrupção política, quanto Maicon (Marat Descartes), um criminoso que consegue escapar da justiça graças ao suborno de políticos influentes."
- Adoro Cinema

Mais um nacional para eu indicar a vocês! Não consegui tempo de fazer na semana passada, mas preparem-se para uma chuva de filmes nacionais nessa coluna. E fiquem felizes. 

Coloquei a sinopse de 2 Coelhos porque eu queria explicar como eu achei esse filme cheio de possibilidades e, por isso, um tanto quanto complicado. Acho que eu nunca tinha visto um filme brasileiro que eu tenha achado complicado. Isso me deixou muito empolgada com ele. Na sinopse, está escrito "um elaborado plano em que pretende atingir tanto o deputado que o ajudou [...] quanto Maicon" e esses seriam os 2 coelhos mortos em uma cajadada só. Mas eu não achei que foram esses os 2 coelhos. Na verdade, acho que existem várias duplas de coelhos. 

O filme não é exatamente cronológico. Ele começa com o acidente de carro, mas nós não vemos quem está dentro do  carro e nem o que está acontecendo lá. Depois pula para a vida de Edgar (Fernando Alves Pinto). Edgar acabou de voltar de Miami, por onde passou 2 anos. Sua vida é não fazer nada de lucrativo. Então ele é assaltado. 

Engraçado como a todo momento eu me via sendo surpreendida pelas atitudes de Edgar e dos outros personagens que iam se envolvendo com a história. As revelações acontecem de trás pra frente. Até certo momento, as coisas vão se desenrolando sem completo sentido e depois PÁ, muitas coisas que você não imaginava. É um filme que te faz pensar não só sobre o que de fato aconteceu ali, o que era mesmo o plano de Edgar, quem fazia parte dele, se alguma coisa não era esperada, mas também em um contexto mais geral. Corrupção. É um tema já comum nos filmes e na realidade nacionais, mas achei que o estilo de 2 Coelhos fez a história ficar mais interessante. 

O filme tem uma grande mistura de cultura pop, nacional e internacional, um estilo mais radical por aqui, um quê de desenho japonês, uma trilha sonora forte. Uma mistura de classes sociais. Mas uma mistura mesmo, do tipo trabalhando junto, não necessariamente pelo bem maior. É um filme que conseguiu misturar a realidade brasileira com uma boa dose de  ação e um algo de suspense. O que eu tenho para comentar de negativo é que em algumas partes se concentrar em um filmes no qual você se sente um pouco perdido é cansativo, mas depois que as coisas vão se encaixando e você pode tentar montar seus próprios motivos, vale muito a pena. Está recomendado!

Beijos, 
Celle
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©