A Irmandade das Calças Viajantes - Ann Brashares

2 de janeiro de 2013

A Irmandade das Calças Viajantes #01
Ann Brashares
Editora Rocco
312 páginas
2003

E aí, pessoal, como vão? Hoje resolvi fazer a resenha de um livro infanto juvenil, que pode parecer bem bobinho a princípio, mas que acabou me conquistando. Acredito que muitos de vocês já tenham ouvido falar ou assistido o filme 4 Amigas e um Jeans Viajante, certo? Então, A Irmandade das Calças Viajantes foi o livro que deu origem ao filme. Para quem ainda não conhece, ambos tratam de quatro meninas que são amigas desde a infância e que irão, pela primeira vez, passar o verão separadas. No entanto, as meninas encontram um par de calças que, estranhamente, veste super bem nas quatro, que tem corpos super diferentes. Logo elas chegam a única conclusão lógica: as calças são mágicas (óbvio!). Resolvem, então, compartilhar as calças durante as férias, enquanto trocam cartas, como uma forma de se sentirem juntas.

Uma das partes mais legais dessa história (tanto no livro, quanto no filme) é que as quatro amigas são muito diferentes e a história de cada uma delas também é. Vocês não precisam ter medo de ler sobre quatro meninas se apaixonando ao mesmo tempo. Temos a Carmen, que vai passar um tempo com seu pai (que ela tem como um ídolo) e acaba descobrindo que ele tem uma noiva. Bridget, que vai para um acampamento de futebol e é bem impulsiva. Lena, que vai conhecer sua família na Grécia com sua irmã e que é muito reservada. E, Tibby, que não vai viajar, está bem deprimida com isso, mas acaba conhecendo Bailey, uma menininha que vai mudar sua vida. (A história da Tibby é a minha favorita do filme e acabou sendo a favorita do livro também!). Para quem conhece o filme, acho que deu para notar que a história é basicamente a mesma. 

Então, por que ler A Irmandade das Calças Viajantes? Para quem se pergunta isso porque já viu o filme, a resposta é fácil: o livro é melhor. E, para quem ainda não viu, vamos lá. A Irmandade das Calças Viajantes é um livro único. Trata sobre amizade, sobre relações familiares, sobre romance, sobre amadurecimento, sobre perda. Por ser infanto juvenil, é claro que ele tem uma abordagem bem superficial de todos esses temas, mas eles estão todos lá. Cabe a cada uma de nós aproveitá-los de nossa maneira.

A verdade é que eu curti bastante as quatro meninas e a história delas. Esse livro não teve muitas surpresas porque eu já sabia tudo que aconteceria. Mas, para quem não sabe, esse livro faz parte de uma série composta por quatro livros. A série é muito elogiada mesmo (ou pelo menos eu já vi muitos elogios por aí) e foi por isso que eu resolvi começar a lê-la. Sem dúvidas o primeiro livro é bem legal e vou continuar lendo a série. Portanto, fica aí a dica para todos vocês. O livro é bem rapidinho, a escrita é deliciosa e eu espero ler o próximo em breve. 

Beijos 
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©