A Última Princesa - Fábio Yabu

19 de dezembro de 2012

A última Princesa
Fábio Yabu
Editora Galera Record
128 páginas
2012 

A última Princesa conta a história de uma Princesa que foi amaldiçoada a ser esquecida por seu povo e banida de seu lar. Ela se transformou em uma Princesa sem reino. A Princesa, então, passa a morar com seu Príncipe em um outro castelo, longe de seu verdadeiro lar. E, por mais que ela tenha um belo jardim, ame seu Príncipe e que seu castelo seja lindo e imenso, ela não se sente completamente feliz porque ela ama seu povo e sente muito a falta dele.

As únicas notícias que a Princesa tem de seu antigo lar vem de seu grande amigo inventor Alberto. Um personagem muito carismático e um tanto quanto amalucado, como costuma ser característico dos gênios. O homem vive viajando e faz algumas visitas à Princesa. Até o dia em que Alberto aparece no castelo com um novo projeto para mostrar à Princesa. Era a Ave de Rapina, uma máquina voadora que poderia levar a Princesa de volta para casa. 

Os capítulos da história são intercalados entre a história da Princesa desde criança até chegar na época em que ela foi amaldiçoada e a vida da Princesa no seu novo castelo. É uma história bem curtinha e agradável de se ler. No final do livro, há fotos dos verdadeiros personagens da história: Princesa Isabel, D. Pedro II, Santos Dumont... o livro traz uma versão fantasiada da história da Abolição da Escravatura no Brasil.

Achei a ideia muito interessante, mas de certa forma, esperava um pouco mais livro. A linguagem dele e os acontecimentos são bastante simples, se tornando uma boa leitura para crianças. Porém não sei se ensinar História através de um conto de fadas onde o Rei e a Princesa são as pessoas mais justas e honestas do mundo seja uma boa ideia. Só me incomodou um pouco associar as pessoas que realmente existiram com os personagens criados de modo a serem perfeitos. 

Além da capa linda, o livro também possui ilustrações na parte interna que deixam a leitura ainda mais bonita. A última Princesa é um livro para um dia simpático, sem pretensões de mudar sua vida. 

Beijos, 
Celle.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©