Um Lugar para Ficar - Deb Caletti

22 de setembro de 2012

Um Lugar para Ficar
Um Lugar para Ficar
Stay
Deb Caletti
272 páginas
Editora Novo Conceito

Sempre que vou ler um livro que eu já sei que tem um conteúdo mais pesado ou triste, eu tento me preparar  um pouco e escolher um bom momento. Então eu já começo o livro preparada para as várias situações terríveis que podem acontecer com os personagens. E, claro, quando decidi ler Um Lugar para Ficar, que falava sobre um relacionamento abusivo, eu me preparei dessa mesma forma. 

O livro se passa em dois momentos, um no passado e outro no presente, com capítulos intercalados. Em um deles, Clara está conhecendo Christian. O relacionamento deles é incrível, intenso e diferente de tudo que Clara já viveu. Com o tempo, Christian passa a ter um comportamento estranho e passamos a observar o relacionamento deles desse modo. Em outro, Clara está se mudando para um lugar novo com seu pai. Eu não posso deixar de dizer o quanto o pai de Clara é incrível, foi o personagem que eu mais gostei. Ele é ótimo! 

O relacionamento de Christian e Clara foi realmente o ponto alto do livro para mim, o que me conquistou. Até o momento que esse livro foi lançado, eu não tinha lido nada nem ouvido falar de nenhum livro que trouxesse um casal cheio de problemas graves. (Eu já vi muitas pessoas falando que Belo Desastre e 50 Tons de Cinza são assim, mas com uma abordagem diferente). O fato é que relacionamentos abusivos são pouco abordados, mas acho que podem estar muito mais perto do que imaginamos. Afinal, não são apenas agressões que configuram um relacionamento não-saudável, mas várias outras atitudes, que muitas vezes são facilmente perdoadas. A dificuldade de Clara de aceitar que estava realmente passando por um problema é natural. Pode ser irritante? Claro. Mas era só eu me colocar no lugar da personagem que eu entendia mais suas atitudes. 

Como vocês sabem, o livro tem um outro momento, com a mudança de Clara e seu pai. O fato da história ser intercalada traz um ar mais leve ao livro. Clara conhece pessoas novas, tenta mudar de vida. Toda a minha preparação para um livro pesado e muito triste não foi necessária no final, pois a autora soube dosar bem. Eu imaginei que o livro seria super triste, desses que nem final feliz tem como existir, mas estava errada. 

Um tema que eu gostei muito, uma vida nova e um ritmo que me prendeu. Gostei da leitura de Um Lugar para Ficar, mas não amei. Eu não tive muita conexão com a Clara e acho que foi isso que faltou. Mas, mesmo assim, é uma leitura que acho que vale a pena. Passar por esse problema com a Clara foi uma experiência super diferente e garanto que o livro traz outras surpresas para vocês. Espero que quem se interessou dê uma chance a ele. 

beijos
Julia

Momento comparação nada a ver: Enquanto eu escrevia a resenha desse livro, eu me lembrei de Garotas de Vidro, que fala sobre distúrbios alimentares. Eu falei a mesma coisa sobre os dois livros: abordam um problema grave, próximo e que quase ninguém discute. Os dois não tem muito em comum, mas Garotas de Vidro é outro livro que acho que deve ser lido por ser tão diferente dos YA's que acho que são mais famosos. E, caso interesse, eu gostei mais de Garotas de Vidro ;) 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©