Resposta Certa - David Nicholls

21 de julho de 2012


Resposta Certa (Starter for Ten)
David Nicholls
Editora Intrínseca
342 páginas

Faz pouco tempo que eu tive contato pela primeira vez com o David Nicholls, mas foi o suficiente - bem mais que suficiente - para eu ficar roendo as unhas ansiosa pelo próximo livro dele. O primeiro livro do autor, Um Dia, conquistou muita gente por aí, inclusive eu. Só pela sinopse, já dava para perceber que esse livro seria bem diferente do primeiro livro do autor lançado no Brasil. Não imaginava o quão diferente. 

Estamos em 1985, acompanhando a vida de Brian Jackson. Ele tem várias expectativas sobre a faculdade, como será sua vida lá e, além disso, sonha em participar do programa Desafio Universitário, um programa de perguntas e respostas. Lá, ele conhece também Alice. Uma dessas garotas que chamam a atenção onde quer que passam, a linda Alice. A partir daí, acompanhamos a vida de Brian entre seus acertos e erros na vida universitária.

A premissa do livro é bem interessante e a ideia do Desafio Universitário me ganhou. Não vou dizer que acompanho ou acompanhei fielmente um programa do estilo porque seria mentira. Mas eu adoro essas coisas. Adoro assistir, chutar a resposta e ver as pessoas ganhando (Não curto ver ninguém perder). Cada capítulo começava com uma pergunta e, embora eu não pudesse parar e pensar em cada uma durante os capítulos, eu gostava de pensar se acertaria ou não. 

O problema do livro são os personagens. Comecei o livro com uma certa simpatia por ele, ria de algumas situações e tudo mais. Só que Brian é um personagem estranho, sem jeito, que gosta de fingir que sabe de tudo e que passa tanto tempo deslocado que eu perdi toda a simpatia por ele antes da página 100. Ele foi desses que eu me sentia mal pelo jeito que ele agia o tempo todo. E depois, tem Alice. Ah, tão linda, perfeita e completamente irritante. Quando o Brian começava a falar da Alice, eu tinha ainda mais raiva dele. Ela é metida, chata e só atrapalha a vida de Brian. Mas ele acha tudo isso ótimo. Não é óbvio? 

Não vou dizer que não gostei do livro, porque gostei. Ele é divertido, tem uma tema interessante e, como eu já disse, gostava da parte do Desafio Universitário. Mas ele não me prendeu, nem um pouco. Até porque, eu não sabia muito bem exatamente sobre o que ele se trava ou que rumo ele iria tomar. O livro é sobre o romance? É sobre o programa de TV? Ou apenas sobre Brian, sua vida naquele momento e seu comportamento? De qualquer jeito, eu não me importava muito com o ele nem com o que aconteceria com ele. Foi um daqueles livros que quando eu pegava para ler, eu me divertia muito. Só que quando eu precisava parar de ler, eu não contava os minutos para um tempinho vago para poder retomar a leitura. 

Continuo gostando do David Nicholls e continuo achando que todos devem conhece-lo. Afinal, a escrita dele é muito boa e eu me diverti com o livro, mesmo não gostando dos personagens principais. Acho que o mundo deve reservar um tempo de sua vida para ler Um Dia, como já falei muito por aí. E, quem gostar, deve sim conhecer Resposta Certa. É um livro bom, mas não mais que isso. Abaixem suas expectativas, esqueçam as comparações e, aí sim, conheçam o segundo trabalho dele publicado aqui. 

beijos
Julia

12 comentários:

  1. Eu não li nenhum livro do David Nicholls, pois assisti o filme Um Dia e sempre fico receosa de ler algo que assisti em filme. Acho que ainda vou deixá-lo para depois.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz por você, que gostou muito de Um Dia, ter dito que gostou de Resposta Certa. é que estou com vontade de ler, mas muita gente tem esperado um repeteco do livro anterior. Mesmo você não tendo gostado dos personagens, me convenceu de que a escrita dele continua muito boa.


    Beijos,


    Carissa
    Arte Around the World

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do David Nicholls, mas já ouvi falar muito bem do livro Um Dia... que pena que os personagens não são bons em Resposta Certa! Mas pelo menos a narrativa é boa, dá pra aproveitar ao menos uma parte... rsrsrs
    Adorei a resenha! Bjus!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que incrível esse livro parece muito bom!
    David Nicholls parece ser um bom autor , mas eu ainda não li nem um livro dele..
    Parabéns continue dando duro!

    Acesse o Link -> http://www.instintodeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paty =) Então, os personagens são bem chatinhos, mas gosto muito do estilo do autor sim. Espero que você tenha a oportunidade de ler Um Dia! beijos

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, esse é o primeiro livro que ele publicou lá fora. Então dá para ver bem a evolução dele. O jeito de escrever dele é ótimo, a história que não curti muito... hahaha beijos

    ResponderExcluir
  7. Não vi o filme, então não posso comparar mesmo ;s Espero ver em breve. Você gostou do filme? beijos

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito do David Nicholls sim, mas recomendo ler Um Dia primeiro... amo esse livro ;) beijos

    ResponderExcluir
  9. Estou mais do que ansiosa para ler este livro e ver como é o livro do David sem tanto drama - como em Um dia.


    Beijinhos,Thais Priscillahttp://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Como ainda li nenhum livro desse autor , fiquei super interessada nesse livro parece ser bom , vou colocar ele , na minha lista de livros para no futuro , pois quando gosto de um livro ,vou ler

    ResponderExcluir
  11. Já lê o trabalho dele em Um dia e gostei muito a escrita dele me prendeu muito e claro os personagens também vou experimentar este novo titulo embora não tenha nada haver o o ultimo trabalho do autor espero não me decepcionar.
    Parabéns pelo o site muito simples e direcionado gostei muito sucesso pra vc Julia

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©