O verão que mudou minha vida - Jenny Han

6 de junho de 2012

O verão que mudou minha vida
Jenny Han
Editora Galera Record
288 páginas
A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...
Quando esse livro foi lançado, próximo a virada do ano e bem no comecinho do verão, eu quis muito comprar ele. Parecia ser uma leitura relaxante e com aquele clima leve de férias que era o que eu precisava. No final, tudo que eu não fiz no verão foi comprar e ler esse livro. Mesmo tendo lido esse livro fora dessa época, ele não perdeu esse clima que eu esperava que ele teria. Bem leve, divertido e com aquele ar de férias que te deixa mais relaxado lendo. Me sentia até mais tranquila enquanto lia. 

No entanto, apesar de ter curtido a ambientação do livro, não virei exatamente fã dele. O grande motivo é a protagonista. Até agora não tenho uma opinião muito formada sobre ela (#estranho). Belly não é uma personagem cativante, encantadora, ou nada demais. Ela tem uns problemas que eu não conseguia me identificar ou me preocupar junto. Não foi uma personagem que me ganhou. Mas, ao mesmo tempo, eu entendia algumas dessas bobeiras dela. Afinal, ela é uma personagem de 16 anos e começou a crescer agora. Todo mundo já teve essas preocupações pequenas, mas que, na época, eram importantes. Seja com 12, 14 ou 16 anos. Então, no geral, foi uma personagem que eu até gostei, mas acho que se ela fosse um pouco mais madura, o livro se tornaria bem melhor. Os outros personagens são bem mais interessantes, ao meu ver. Cometem seus erros, mas tem seus momentos bons. E, bem ou mal, não são eles que narram, então não estamos presos a ele a ponto de uma atitude errada estragar o livro, como costuma acontecer no caso da protagonista.

Quanto a história, apesar de não ser muito inovadora ou surpreendente, ela me cativou o suficiente para ler o livro todo em pouco mais de um dia. O ritmo é bom e o livro é cheio de flashbacks dos verões passados, que nos fazem entender melhor a dinâmica dos personagens.  É uma história simples, que apresenta sim alguns problemas mais sérios. O final, infelizmente, achei um pouco corrido demais, só que deixa um ganho bom para as continuações. Inclusive, me deixou louca pela continuação a ponto de eu estar cogitando comprar tudo em inglês (ler as sinopses só piorou tudo isso). 

Por fim, O verão que mudou minha vida é um livro bonitinho, mas um pouco sem sal. Acho que outros YA's por aí com uma história não muito cheia de surpresas, mas com personagens muito bons e maravilhosamente bem contada me deixaram mal acostumada. Terminei o livro com a sensação de que faltava alguma coisa. Talvez seja o segundo livro. Talvez seja ler um livro que me encante um pouco mais.

beijos
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©