Viva para Contar - Lisa Gardner

10 de maio de 2012

Viva para Contar
Lisa Gardner
Editora Novo Conceito
480 páginas

Viva para Contar foi, provavelmente, um dos livros que mais me surpreendeu positivamente esse ano. Apesar de ser de um tema que eu gosto e de estar curiosa para ler, não esperava muito dele. Imaginei que seria só mais um suspense policial. Só que me vi presa em uma trama muito boa.

No livro, acompanhamos a história de três mulheres, cada uma tem sua história e sua importância para o desenrolar do livro. A primeira é a detetive D.D. Warren, que já protagonizou outros livros da autora. Neste livro, ela trabalha em um caso de uma família que foi assassinada dentro de sua própria casa. Há também Danielle, que sobreviveu a uma tragédia na infância envolvendo sua família e, atualmente, trabalha como enfermeira em uma clínica psiquiátrica para crianças. E, por fim, temos Victoria, uma mãe que fará de tudo para proteger seu filho de todo o mal que possa lhe atingir, mesmo que isso a consuma por dentro mais e mais.

Dois detalhes: o primeiro é que eu poderia falar dez vezes mais sobre a história do livro, mas acho melhor descobrir lendo. Eu mesma sabia apenas isso quando comecei a leitura. O outro é que esse livro faz parte de uma série mesmo e é o quarto volume. Não pesquisei muito sobre ela, mas, pelo que entendi, é uma série que acompanha a D.D. Warren. Cada livro trata de um caso e não fez falta para mim não ter lido os outros livros dela. 

O ponto alto desse livro, para mim, é o seu tema principal: crianças. Crianças com algum problema psicológico, desde que nasceram ou depois de ter sofrido algum trauma. Não é apenas uma menção ou um detalhe, mas sim uma parte importante. A começar, uma das personagens trabalha em uma clínica para crianças com esses problemas. Dá para notar que a autora pesquisou sobre o tema e não fantasiou essa parte, então fiquei bastante chocada quando via a atitude de algumas crianças. E, no final, nos agradecimentos, Lisa Gardner comenta o tema. Nem sempre é culpa dos pais que seus filhos se portem excessivamente mal e, claro, admitir isso é o ponto de partida para uma mudança comportamental. 

No entanto, um livro não se torna bom por ter apenas um bom tema de pano de fundo ou uma boa ideia para a trama. Viva para Contar tem muito mais que só isso. Gostei muito da construção dos personagens, seus dramas e problemas. Ele é completamente amarrado, não ficou nenhuma ponta solta, dúvidas sobre nenhum ponto. E, claro, um final surpreendente. Afinal, perde metade da graça ler policial que você já imagina o desfecho. E, apesar de minhas intuições terem apontado para a pessoa certa, o motivo e o jeito que tudo acabou foram demais! 

Então, sim, Viva para Contar está recomendado. Vi muita gente comentando que não é muito o estilo de leitura, mas acho que vale a pena conferir, porque gostei muito da história que a autora criou. Espero que a Novo Conceito lance em breve mais livros da autora. 

beijos
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©