Where Rainbows End - Cecelia Ahern

21 de março de 2012


   Where Rainbows End
Cecelia Ahern
Harper Collins
396 páginas

Where Rainbows End é um livro muito fofo da Cecelia Ahern (mesma autora de Ps.: Eu te Amo), que já foi publicado no Brasil como Onde Terminam os Arco-Íris, pela editora Relume-Dumará. É um livro onde acompanhamos a história de Rosie e Alex, melhores amigos desde a infância, separados por todo o tipo de problemas desde pequenos. Ele é todo em e-mails, mensagens instantâneas, cartas, convites de aniversário e todo tipo de bilhetinho escrito, impresso etc etc etc. E chega de sinopse porque o livro tem tantas reviravoltas e é melhor vocês descobrirem todas elas lendo.
      Devo começar comentando os bilhetes. Talvez um livro sem nenhum narração passe a impressão de que falte alguma coisa ou de que a história é cheia de buracos. Muito pelo contrário. Em momento nenhum eu me senti perdida ou algum trecho do livro ficou sem explicação. Na verdade, acho que esse formato deixou o livro ainda mais completo. Os bilhetes, e-mails e afins são trocados entre Rosie, Alex e várias pessoas que os rodeiam e não apenas o casal principal. Vi os dois crescendo, escrevendo bilhetes ainda pequenos e cheios de erros, sendo repreendidos por trocar bilhetes em sala e muitas vezes, escondendo sentimentos um do outro. Eu sabia se eles estavam mentindo porque logo depois eles contavam a verdade para outra pessoa. Eu conhecia o jeito de todos eles de escrever e reagir a várias situações. Eu me sentia mais que só leitora, mas íntima de todos eles.
   Não só o modo que foi escrito torna esse livro único, mas os personagens e a história de cada um também. Acima de tudo, Where Rainbows End tem uma história muito verdadeira, com personagens e problemas reais. Cecelia Ahern criou uma história que foge completamente daquele estilo conto-de-fadas. Aqui, as coisas podem dar errado mesmo - inclusive, elas costumam dar mais errado do que certo. Mas, acima de qualquer problema, Rosie e Alex tem uma amizade linda, que me fez rir e chorar muito. 
   Para mim, a única coisa que fez com que esse livro não se tornasse um dos melhores que eu já li foi seu tamanho. Não o número de páginas ou nada assim, mas a quantidade de anos que se passam até que o livro comece a se encaminhar para o final. Por exemplo, por volta da página 200 eu já me sentia pronta para o desfecho, mas eu sabia que tinha mais quase 200 pela frente. O livro não fica menos interessante com o passar do tempo, só achei que enrolou muito. Esses fatores foram me deixando com a sensação de "livro muito triste" em vez de "livro muito lindo".
   Mas, apesar disso, eu amei esse livro. Achei super bem escrito e a história maravilhosa. Quem conhece Um Dia deve ter notado que eles são um pouco parecidos, mas nem tanto assim. Cada um dos livros toma um rumo diferente. Quem leu e gostou do estilo de Um Dia deve conhecer Where Rainbows End. E logo.

beijos,
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©