[Retroprojetor #27] A Invenção de Hugo Cabret

16 de março de 2012

A Invenção de Hugo Cabret 
Direção: Martin Scorsese
Distribuidora: Paramout Pictures
Aventura/Drama
126 minutos
 
"Hugo Cabret é a adaptação 3D de Martin Scorsese para o livro que acompanha Hugo (Asa Butterfield), um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o robô, nem resolver o mistério."
- Omelete.

Vamos começar a resenha com minhas recomendações do que não fazer ao ir ao cinema ver Hugo Cabret:
   - Não durma apenas durante 4 horas na noite anterior e pegue a sessão de 21:20h;
   - Não chegue atrasado e sente na primeira fileira da sala em um filme 3D;
   - Não imagine que o enredo será fantástico.
Eu não dormi durante o filme, mas acho que perdi alguns segundos, nada comprometedor. Entretanto, ainda assim, a culpa não é do filme, eu é que estava com muito sono. Só que há um quê de boring e não há como negar.

A palavra chave do filme é ( no melhor estilo Caetano Veloso) lindo. Os personagens são lindos - Asa Butterfield (que faz Merlin) e Chloë Grace Moretz (que eu adoro em Kickass) são muito lindos - a fotografia, as roupas, os cenários, os efeitos, as animações... são todos ridiculamente lindos. E o 3D, mesmo da primeira fileira, é incrível (eu soando como uma criança que nunca foi ao cinema).  Não é à toa que o filme conquistou 3 Oscars: Fotografia, Direção de Arte e Efeitos Visuais. Todos merecidos, na minha opinião.

Eu já fui ao cinema preparada para isso, efeitos sim, enredo não. E é exatamente assim. Há várias cenas emocionantes, bateu uma vontadizinha de chorar, algumas um pouco engraçadas com o inspetor da estação que adora perseguir as crianças desacompanhadas. É um filme infantil, mas com várias mensagens maduras. É para qualquer idade, e dependendo da sua, ou de como você vê o mundo, o filme será ligeiramente diferente para cada um. 

Acho, de verdade, que se ainda não viu, você deve correr para o cinema e ver. É um filme digno das telonas, mas que talvez não tenha tanta emoção na sua televisão. É grande e como se possuísse duas histórias misturadas. Ou mais. Na verdade, acho que isso atrapalhou um pouco. Mas é a adaptação de um livro (que eu não li), então acredito que tenham seguido a história original (ou as várias). Há a história de Hugo na estação de trem em Paris, a loja de Papa George, o grande relógio da estação que Hugo acerta secretamente todos os dias... E a história do cinema. Desde os primeiros filmes, a  criação dos irmãos Lumière...e Hugo e Isabelle. E a paixão da menina pelos livros.

O filme está super recomendado (legendado, por favor), corram para os cinemas, é uma experiência que todos precisam ter. Só vá preparado para um filme grande, um pouquinho cansativo e com um enredo um tanto quanto confuso. É realmente contraditório, eu sei, mas quase todo que viu e conversou comigo sobre foi da mesma opinião. Então, acho que não foi exatamente pessoal.

Beijos,
   Celle. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©