O Circo da Noite - Erin Morgenstern

31 de março de 2012

O circo chega sem ser anunciado
Simplesmente está lá, quando ontem não estava.
Um cartaz diz "Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer."
Entre nas tendas.


O Circo da Noite
Erin Morgenstern
Editora Intrínseca
365 páginas

É assim Le Cirque des Rêves. Um lugar mágico, misterioso, que chama a atenção em todos os lugares pelo qual passa. O que a maioria não sabe, no entanto, é que ele ele funciona como palco para uma competição entre dois mágicos. Treinados desde a infância, Celia e Marco sabem que estão participando de algum jogo, embora a princípio mal conheçam as regras. O Circo viaja, o jogo continua e algo inesperado acontece: os dois oponentes acabam se apaixonando.

Cada vez que eu pegava O Circo da Noite para ler eu sentia uma sensação diferente do que eu costumo sentir lendo outros livros. Eu realmente mergulhava no universo do Circo. Eu me imaginava entrando em suas tendas e observando as ações de cada um dos personagens. Assim como os admiradores do Circo no livro, os rêveurs, estaria vestida de preta e branco, com um detalhe em vermelho, que provava que eu era apenas uma espectadora. Eu sentia a magia do livro. Cada vez que eu pegava o livro para ler, eu vivia uma experiência nova. Eu acreditava um pouco mais em magia.

Embora pelo pouco que eu tenha escrito da sinopse, o livro possa parecer tratar de um romance proibido ou um jogo feroz, devo logo adiantar que não é assim. Apesar de Celia e Marcos serem os protagonistas do livro em todas as sinopses mundo afora, há outros personagens muito interessantes e importantes para o desenrolar da história. Baley, que entra no Circo de dia após ser desafiado pela sua irmã, os gêmeos Murray, a cartomante Isobel e o relojoeiro, Friederick Thiessen. Há muito mais no livro do que apenas Celia e Marco e o romance dos dois não é algo que tem destaque durante todo o livro. Quando ele tem início, há as complicações óbvias, mas não foi exatamente um casal que me ganhou. 

O Circo da Noite é um livro muito bem narrado com descrições maravilhosas. Todo em terceira pessoa,  possui diversos pontos de vista e não segue uma ordem cronológica. Em um capítulo estamos em março de 1894, depois em outubro de 1902 e, em seguida, novembro de 1894. Erin Morgentern nos guia pelos capítulos de um jeito próprio e em cada um deles me sentia mais próxima de compreender toda a história do Circo. Pelo jeito que o livro é narrado, ele é bem lento. Poucos diálogos, muitas descrições. Não senti a leitura arrastada, mas apenas notava que eu não conseguia ler 100 páginas de uma vez. Eu lia um pouco, parava e depois voltava. O livro não tem um ritmo de YA (até porque não é um), mas eu não o achei monótono em momento algum.

Eu gostei bastante, mas principalmente porque fiquei maravilhada com o universo que a autora criou. Enquanto lia, já me via tendo dificuldades para entender a resenha, porque acho que para entender o Circo e sua história, é preciso conhecê-lo (LENDO!). Não sei se transmiti o que realmente achei ou senti lendo, mas espero que vocês tenham conseguido imaginar.

Por fim, vi tantas pessoas falando que acham que é o estilo de livro que nem todo mundo gosta que fico até com um certo receio de recomendar. Mas, sinceramente, acho que cada um conhece seu tipo de leitura. Saiba que é um livro devagar, com um romance que não é um ponto forte. É um livro maravilhoso, sim. Quem se interessou, leia. Quem não curte uma leitura de um ritmo mais lento, está avisado. Recomendo que leiam o 1º capítulo para ver o que acham :)

beijos
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©