13 Little Blue Envelopes - Maureen Johnson

10 de março de 2012


13 Little Blue Envelopes
Maureen Johnson
Editora: HarperTeen
336 páginas

Instruções: 
1. Só traga o que couber na sua mochila.
2. Não traga nenhum tipo de guia, dicionário ou nada para te ajudar com novos idiomas.
3. Não traga nenhum dinheiro extra ou cartões de crédito e débito. Vou tomar conta de tudo.
4. Nada de eletrônicos. Laptop, celular, aparelhos de música ou câmeras fotográficas. Você não pode ligar para casa ou se comunicar com os EUA por internet ou telefone. Cartões postais e cartas são permitidos e recomendados. 

Essas são as regras que Ginny deve seguir ao embarcar para a Europa sozinha, seguindo as intruções de treze envelopes que recebeu de sua tia Peg, que faleceu recentemente. Tudo que ela precisa sua tia promete providenciar e cada envelope contém uma novidade.

  Eu adoro parte da sinopse desse livro, a acho super divertida. Afinal, embarcarar para a Europa, seguindo alguns envelopes, sem saber o que esperar deve ser uma super aventura. Mas, assim que li o primeiro capítulo meus sentimentos já começaram a mudar. Tia Peg havia ficado meses e meses sem dar notícias, até seu falecimento e a chegada dos envelopes. E, bem, você viram as regras, Ginny é apenas adolescente e o livro já começa com sua ida. Cadê os pais dela? Por que eles deixaram sua filha seguir os passos de uma tia que havia desaparecido por tanto tempo? Cadê seu próprio senso de sobrevivencia? Ou até de aventura? Sério, porque se eu embarco para a Europa eu ia levar todo o dinheiro que pudesse para realizar todos os meus sonhos relacionados com o lugar. Enfim, esses detalhes me incomodaram muito. Especialmente o jeito como Ginny simplesmente aceitou tudo, eu iria sair burlando todas essas regras.
  Infelizmente, com o tempo descobri que Ginny não é o tipo de personagem que burla regras. Na verdade, ela não parecia ter vontade de fazer absolutamente nada, além do que a mandavam. Há vários momentos bons, mas todos eles foram criados pela tia e nenhum deles partiu da própria cabeça de Ginny.
  As cartas da Tia Peg são ótimas, o ponto alto do livro, salvo umas duas exceções. Cada uma traz alguma missão para Ginny e o livro só começou a valer a pena para mim por causa delas. Afinal, eu gostava de saber como Ginny ia conseguir realizar algumas dessas coisas. Outra coisa legal é que o livro não é focado em romance, mas sim na viagem e nos lugarem elo qual a personagem passa - embora Ginny se interesse por um garoto no decorrer do livro. 
  Mas, apesar desses detalhes, o livro me decepcionou muito. Primeiro, porque eu não gostei da personagem principal, muito sem graça. E o garoto que ela passa a gostar, Keith, não é exatamente um cara legal, que a trata super bem. É claro que esses defeitos e o romance imperfeito tornam o livro mais real, mas acho que eles poderiam ser mais legais e ao mesmo tempo reais.
  Outra coisa que eu não gostei é que, por boa parte do livro, eu não sabia o objetivo de tudo aquilo. Tudo bem que Ginny estava seguindo os passos de sua tia pela Europa, mas várias vezes eu notei que ela não aproveitava ou apreciava as mesmas coisas que a tia, então completava missões só por completar. Eu não sabia se, no final, ela mudaria ou aprenderia algum lição. Mas, quando tudo chegou ao fim, eu achei bem bonitinho.
  Antes de terminar essa resenha, preciso fazer um último comentário. Eu sei que esse é um livro jovem. Eu sabia que não iria acontecer nada de ruim. Mas, Ginny, você não tinha como saber. Como você confiava em todos esses adultos que você nunca viu na vida e os acompanhava, entrava no carro com eles, se hospedava em suas casas... como? Eu ficava muito apreensiva por ela, confiando em todos eles. Era óbvio que não haveria um assassinato no meio do livro, mas... Vocês entenderam.
   Enfim, acho que é tudo que eu precisava dizer. Eu sei que critiquei várias coisas, mas espero que vocês não entendam que o livro é péssimo. Na verdade, ele é até divertido. Só que eu esperava bem mais e me senti na obrigação de apontar todas essas coisinhas que foram me incomodando durante a leitura. Se você acha que elas não vão te incomodar, leia o livro então. Só não vou recomendar como se tivesse gostado muito. Todos falam muito bem sobre os livros dessa autora e gostei do jeito dela de narrar. Pretendo ler mais um (já até escolhi qual) para conhecê-la melhor. Depois eu conto para vocês! haha

13 Little Blue Enveples já foi lançado no Brasil pela Underworld, com o nome de 13 Pequenos Enveploes Azuis. Esse é o meu priemiro livro para o Debut Author Challenge 2012. Se quiser ver minha lista comples, ela está aqui.

beijos!
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©