Presentes da Vida - Emily Giffin

3 de março de 2012

Presentes da Vida 
Emily Giffin 
Editora Novo Conceito 
383 páginas


  Como eu já havia dito no Novidades #4, a Novo Conceito lançou a continuação de Somenthing Borrowed/O Noivo da Minha Melhor Amiga. É possível ler os dois fora de ordem, pegando alguns spoilers do primeiro. Para quem não se importa, siga em frente.
  Something Borrowed é meu livro preferido da autora e está entre os livros que eu mais gostei de 2011. Então, claro, eu queria ler logo a continuação. Assim que o kit da Novo Conceito chegou eu comecei logo a leitura.

  Em Presentes da Vida, Darcy conta sua história. Ela sempre conseguiu tudo que queria, sempre foi uma das mulheres mais lindas que todos desejavam e nunca foi de se importar muito com as outras pessoas. Ela tinha a vida perfeita - até seu noivo trocá-la por sua melhor amiga. Darcy se vê sozinha, precisando de ajuda e com cada vez menos pessoas em quem pode confiar. Começa assim, a enxergar seus próprios erros e ver que precisa fazer pequenas mudança em sua vida.

  Darcy é uma pessoa detestável. Mesmo. Ela não se importa com ninguém, além dela mesma, e continua desse jeito. Guarda um enorme rancor de Rachel (sua ex-melhor amiga) e Dexter (seu ex noivo), mas ao mesmo tempo se vê completamente sozinha sem eles. Durante o começo do livro, eu gostei de ver o final da história que já havia lido em O Noivo da Minha Melhor Amiga a partir da sua percepção sobre o que estava acontecendo. Como disse na minha resenha, eu me questionei muito se a amizade das duas realmente era pra valer e gostei de ver as coisas pelo lado da Darcy um pouco (a má), em vez de Rachel (a pobrezinha). 

  Como era de esperar, Darcy começa a buscar uma mudança em sua vida, o que é bem demorado. Ela continua sendo a pessoa egoísta que ela é por boa parte do livro, o que pode irritar algumas pessoas. Eu, por outro lado, acho esse jeito dela bem engraçado, desses que você gosta de odiar. Ao enxergar tudo pelos olhos da Darcy, comecei a questionar o que eu sentia quanto a ela, Rachel e Dexter em Something Borrowed e comecei a achar mais difícil escolher um lado para torcer, afinal. Achei muito legal essa ideia da Emily Giffin, de mostrar os dois lados em uma traição, que me deixou dividida e sem achar que existe certo ou errado. A autora já fez algo semelhante em Questões do Coração. 

  Só não vou dizer que gostei tanto desse livro assim porque me incomodei um pouco com o rumo que a história tomou e o final da Darcy. Não vou comentar muito para ninguém imaginar coisas por aí e acabar adivinhando. Acho que quem ler esse sozinho, o que, como já falei, é totalmente possível, não vai se incomodar nem um pouco. Mas para quem já é intímo dos personagens como eu (sou dessas), acho que o final será um problema.

  Por fim, gostei bastante do livro sim, embora ache que ele beira bastante o previsível. Quem gosta do trabalho da autora deve ler ele sim, claro. Para conhecer a história anterior a Presentes da Vida, há livro e filme (para os mais apressadinhos...) Logo, não tem desculpa para nao ler ;)

beijos,
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©