Diva do Mês #14

28 de fevereiro de 2012

A coluna 'Diva do mês' será feita em toda terceira semana de cada mês (provavelmente). A ideia é escolher uma pessoa do sexo feminino que seja uma diva para uma nós, ou para nós três. Uma escritora, uma cantora, atriz.... o objetivo é valorizar o trabalho de mulheres que mudam nossas vidas e merecem nosso apoio. Lá vai:

Diva de Fevereiro:
Dame Margaret Natalie Smith

Quem é?
  Dame Margareth Natalie Smith nasceu em Essex, Inglaterra, em 28 de dezembro de 1934. Filha de um professor da Oxford University e de uma secretária, ingressou na carreira artística no teatro Oxford, por volta de 1950. Sua carreira em filmes começou em 56, como convidada em Child in The House. Quando ainda jovem atriz, Margaret teve de adotrar o nome artístico Maggie Smith, pois já existia no cenário britânico uma atriz chamada Margareth Smith. Assim, surgia Maggie Smith. Desde então, participou de mais de 60 filmes e séries de tv, sendo uma das mais consagradas e proeminentes atrizes do mundo. 
  Maggie Smith foi casada duas vezes: com o ator Robert Stephens e com o roteirista Berveley Cross.O primeiro casamento terminou em divórcio em 1974, e dele saíram dois filhos, Chris Larkin e Toby Stephens, ambos ingressaram na carreira de atores. Em 75, Dame Maggie Smith reencontrou um antigo amor de infância, Berveley Cross, e este segundo casamento durou até sua morte, em 1999. 


Sobre seu trabalho:
Maggie Smith  é estimada não só por seus colegas de profissão ao redor do mundo, mas também pelo público em geral. Foi indicada ao Oscar seis vezes, ganhando duas, como melhor atriz, em A Primavera de Uma Solteirona, de 1969, e como melhor atriz coadjuvante, em 78, por seu papel na comédia de Neil SimonCalifornia Suite.
Recebeu nomeações para o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA pelo seu papel no elogiado filme de Robert Altman,  Gosford Park. Mais recentemente foi vista em Ladies in Lavender, com Judi Dench, outra diva, sob a direcção de Charles Dance e My House in Umbria, com Chris Cooper e direção de Richard Loncraine, pelo qual recebeu um Emmy.  
Seu reconhecimento é tanto que ela foi uma das primeiras pessoas a ganhar uma estrela na Avenue of Stars - versão britânica da Calçada da Fama de Hollywood. Outros sete atores de Harry Potter também tem uma. 


O que eu mais gosto nela:  
  Maggie Smith é uma lutadora. Além de ser um dos maiores ícones do cenário artístico britânico e uma velinha fofa, uma atriz incrível e que esbanja o poder, ela ganhou a batalha sobre um câncer de mama descoberto em 2000. Apesar de fragilizada, Dame Maggie continuou a atuar, e foi vista em todos os filmes da franquia Harry Potter, na tv e em outros filmes desde então.  


Trabalho que eu mais gosto:
Harry Potter (dã). Particularmente Pedra Filosofal e Ordem da Fênix, quando McGonagal está sensacional.
Mas comecei também a assistir  Downton Abbey  (por causa de  como ela estava sempre brilhante nos gifs do tumblr x). 


Últimos trabalhos até o momento:
Quartet (em pós produção), previsto pra 2012. 
Downton Abbey (TV series) , 2010-2012.

 Mas... e aí?

Admito, queria falar sobre a Maggie desde que soube que ela teve câncer. Sabê-la tão frágil, vendo o quanto ela era incrível, me quis fazer saber mais sobre ela, e compartilhar com vocês. Me lembrei muito da McGonagal e sua vida sofrida enquanto pesquisava sobre ela (ah, os paralelos). Ambas são fortes, guerreiras, que lutaram pelo que queriam e fizeram acontecer. 
  Maggie Smith, Dame desde 1990, é uma das divas do cinema, já esteve lado a lado com Bete Davies e divide o posto de uma das doze atrizes de todos os tempos a ganhar a Coroa Tripla da Atuação (Oscar, Emmy e Tony). É uma senhora de respeito, condecorada pela rainha, que nos bastidores de Harry Potter tinha até a estrela do filme, o nosso fofo Daniel Radcliffe, se dobrando em mil pra fazer gentilezas pra ela (nunca me esqueço daquela foto em que nossa estrela segura pra ela uma sombrinha. muito bem, Maggie, faça os jovens trabalhar!). Mas o que bateu o martelo foi um trecho de uma entrevista que eu achei por aí. Nela, Maggie falava, modestamente, dos seus Oscars. Dizia que era ótimo tê-los recebido porque, já que eram tão pesados, agora ela se sentia segura contra assaltantes. Consegue imaginar Maggie Smith batendo na cabeça do ladrão com um Oscar? Eu consigo!

   Enfim, admiro muito Dame Maggie Smith. Me apaixonei por ela e sua perfeita McGonagal, que agora são indivisiveis, e corro pra frente da  TV toda vez que a vejo num filme. Vale sempre a pena. Espero que tenham gostado de saber mais sobre ela, e de vê-la linda no auge dos seus vinte e poucos anos nas fotografias do Diva do Mês de fevereiro. Vida longa à nossa eterna Dame Maggie! 

(Apenas para saciar sua curiosidade, as outras 11 atrizes a ganhar a coroa tripla foram, em ordem cronológica: Helen HayesIngrid BergmanShirley BoothLiza MinnelliRita MorenoMaureen StapletonJessica TandyAudrey HepburnAnne Bancroft,Vanessa Redgrave e Ellen Burstyn)


E por hoje é só. 
Beijo, beijo,
Thai.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©