A Batalha do Apocalipse - Eduardo Spohr

25 de fevereiro de 2012


A Batalha do Apocalipse 
Eduardo Spohr 
Verus Editora 
586 páginas


   A Batalha do Apocalipse é um livro que eu venho ouvindo as pessoas comentarem desde a época de sua primeira edição, desde 2008 se não me engano. Nunca tive muita vontade de ler. Ganhei, então, o livro publicado pela Verus Editora de presente de aniversário em julho de 2011. Fui ler em fevereiro de 2012. 
   Não diria exatamente que me arrependi de ter demorado tanto a lê-lo, mas fico muito feliz que o tenha feito. O livro realmente me agradou de um jeito que jamais passaria pela minha cabeça, se eu não o lesse. Eu lia  e lembrava muito de Supernatural (a série, a minha primeira série) em suas últimas temporadas. Porém, no livro do Spohr as coisas fazem mais sentido, são melhor trabalhadas e organizadas. 
   Vou tentar escrever mais ou menos como é a história, já que a sinopse do livro é grande e não diz nada. A Batalha do Apocalipse conta a história do mundo desde sempre até nunca. Atlântida, Babilônia, China antes da Muralha da China, Império Romano, Rio de Janeiro nos dias de hoje, Jerusalém no fim do mundo. A Terra, o Inferno e o Paraíso. Ou os nomes próprios que encontramos no livro para esses lugares. São claras as semelhanças com os livros da Bíblia, nossos livros de História e várias lendas sobre criaturas fantasiosas e lugares fantásticos e misteriosos. Parece que o Eduardo Spohr misturou todas as fantasias que já conheceu com a história mundial que conhecemos e toda a sua criatividade. Então, A Batalha do Apocalipse foi criado. 
   E, mesmo com tantas bases para a história, ele conseguiu escrever uma história clara e cheia de emoção. Mesmo grande parte do livro sendo narrada por Ablon - ou seja, nós sempre sabíamos quando ele poderia ou não morrer ou coisas do gênero. 
   Ablon é um Anjo Renegado. Ele foi expulso do Céu e foi obrigado a viver na Terra há milênios e mais milênios atrás, por isso podemos acompanhar a história do nosso planeta pelos olhos dele. Lembrando que o autor não tem que seguir a realidade, ou que a maioria ou minoria das pessoas acredita. É um livro de ficção e não deve ser confundido com uma nova verdade ou crença. 
   As principais tramas são as intrigas e guerras no Céu - os arcanjos irmãos sempre descontentes com a humanidade, Miguel tentando alcançar cada vez mais poder, Lúcifer sempre armando alguma nova seja no Céu ou no Inferno - as guerras e fome na Terra causadas pelos próprios homens e o mistério que está em volta do Criador. 
   O romance fica por conta de Ablon e Shamira. Um casal que, mesmo sem realmente acontecer, eu adorei, devo dizer. Shamira é uma feiticeira que se mantém jovem por milhares de anos de maneira não detalhada. Não que isso seja exatamente importante. Apesar de serem uma humana e um celeste, eles formam um casal bem diferente dos casais usuais dos livros sobre anjos.
   Um livro onde as histórias que você, se é fã de fantasia como eu, já viu ou leu se encaixam e se misturam de um jeito crível. Um livro com personagens principais cativantes e várias surpresas no final. A leitura, apesar de animada na maioria das páginas, pode se tornar um pouco travada por causa do exagero na escrita. Sim, achei a escrita um tanto quanto excessiva no sentido de títulos para os personagens e explicações de alguns conceitos. Nada incompreensível.
   Mas, apesar disso, achei um livro maravilhoso que, para quem não sabe, é de autoria nacional. Não acho que seja um livro maravilhoso para a literatura nacional, acho que é um livro maravilhoso para a literatura e ponto. Não deixem de lê-lo.

Beijos,
   Celle. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©