A Tormenta de Espadas - George R.R. Martin

16 de janeiro de 2012


A Tormenta de Espadas
As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Três
George R.R. Martin 
Editora Leya 
880 páginas 

Aqui estou eu novamente tentando dar o meu máximo para resenhar mais um livro das Crônicas de Gelo e Fogo. É simplesmente muito difícil. Porque é um livro de 880 páginas, porque é um livro épico e porque é o melhor livro que eu lembro de ter lido. Acho que todos sabem como sou fã dessa série, então peço encarecidamente que relevem qualquer possível surto. 

Bom, como sempre, se você não leu A Guerra dos Tronos e A Fúria dos Reis (sériomesmo?), tome cuidado com essa resenha. Haverá pequenos spoilers. 

Em A Tormenta de Espadas, os reis continuam no seu sedendo jogo pelo trono. Cada qual por seu motivo e seu tortuoso direito. Todos os sete reinos estão cientes de que a palavra rei não significa necessariamente o mesmo para todas as pessoas. Stannis, Joffrey e Robb estão em constante batalha, mas o que nem todos sabem é que há mais um nessa jogada. Ou, mais uma, já que Daenerys está a cada dia mais próxima e mais forte querendo reconquistar o Trono de Ferro que pertence aos Targaryen.


Para mim, a novidade que me deixou mais empolgada foi que nesse livro há também capítulos do Jaime, e muitas coisas de enlouquecer acontecem nesse capítulos. 

Em relação à guerra em si, A Fúria dos Reis foi mais intenso, mas A Tormenta está cheio de intrigas, emoções, brigas, novas alianças, reviravoltas e até, poderia dizer, algumas pitadas de romance. Mas não tenho certeza. O George continua terrivelmente cruel, não se esqueçam de gelar o coração e se preparar para sofrer. 

Falando em sofrer...

Mas eu deveria estar tentando convencê-los a ler, certo? Metade da minha turma de Engenharia Mecânica já leu/está lendo, ok? 

Arya e Jon continuam sendo os personagens dos quais eu mais me orgulho. O desenvolvimento deles durante os três livros é incrível, mas eles continuam sendo apenas um adolescente de 16 e uma menina de 10 ou 11 anos. Arya vive fugindo de um e de outro, em vários lugares e por muitos motivos. Jon, ah o Jon, sua vida passa de relativamente pacata e gelada na Muralha para muito emocionante, perigosa e muito gelada.

Tyrion é outro que me encanta e, visto que ele já começa o livro sofrendo devido a fatos ocorridos em A Fúria, ele continua assim por um bom tempo ainda. Mas, como quem conhece sabe, Tyrion é um Lannister e não fica choramingando por aí. Ele é simplesmente o personagem mais inteligente da história (Mindinho, você ainda irá falhar!), mas seu querido pai Tywin está de volta como A Mão do Rei, ou do que está governando em Porto Real, pelo menos. Tywin Lannister é um ser humano desprezível, na minha humilde opinião - assim como sua filha Cersei - tendo como diferença que ele é inteligente. E guarda um terrível rancor de seu filho anão. Com Joffrey no trono, Cersei como Rainha Regente, Tywin como Mão do Rei, Jaime perdido em caminhos desconhecidos com sua guardiã Brienne e uma cicatriz assustadora passando por metade de seu rosto, Tyrion está com problemas.  

Ao mesmo tempo que novos mistérios e dúvidas surgem, algumas coisas são reveladas e põe revelação nisso. Não sei o que pensar sobre esse deus, o R'llor, que agora é tão importante para a história e a Melisandre entra na dança.  Melisandre é uma sacerdotisa de R'llor que se encontra a serviço de Stannis Baratheon. Ou talvez o rei é que se encontre a serviço dela. Não vou com a cara dela, não, mulherzinha matadora. Na verdade, acho que não vou com a cara desse R'llor mesmo que fica querendo queimar tudo. Mas é fato que seus sacerdotes tem poder.

As coisas começam a se relacionar e pessoas que antes estavam tão longe, começam a passar pelos mesmos lugares. E quando eu digo revelações também vale pra nossa Daenerys Targarien, Nascida da Tormenta, A Não Queimada, Mãe de Dragões. Adoro os títulos dela. 


Sendo As Crônicas de Gelo e Fogo, esse livro é o retrato disso. Muito fogo com Dani e a turma do R'llor e muito gelo com os selvagens, Os Outros - que os carreguem! - as criaturas, os gigantes, os mamutes... Todos querem se salvar, afinal Winter is coming.

Celle.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©