Marina - Carlos Ruiz Zafón

30 de janeiro de 2012


Marina 
Carlos Ruiz Zafón 
Editora Suma de Letras 
192 páginas

   Não sei exatamente como vou fazer isso acontecer, mas enquanto pensava no que escrever na resenha de Marina só consegui chegar a conclusão de que eu deveria me esforçar para que ela ficasse bonita. Um livro do Zafón merece uma resenha bonita. 
   Marina é uma menina de 16 anos que vive em um casarão que mais parecia abandonado na velha Barcelona. Ela não é a personagem principal do livro, mas é importante o suficiente para que seu nome fosse dado a ele. Marina é uma menina serena, misteriosa e de inteligencia aguçada, não é à toa que Óscar Drai se vê enfeitiçado por ela. 
   Óscar vive em um internato e tem apenas um amigo, a verdade é que ele se sente bastante solitário. Como imagino serem todos os rapazes do Zafón, ele é curioso, corajoso e intenso. Amei o Óscar, bem do tipo que entra exatamente pela porta escura que mandamos não chegar nem perto. Ou lugares mais assustadores que apenas portas. 
   Eu me apaixonei por Marina, há muito tempo que um livro - ou uma série ou filme - não me faziam sentir medo. Não apenas medo pelos personagens, mas medo de verdade. Eu não chamaria de um livro de terror, de modo algum, acho que quebraria o encanto da coisa. Mas há um número considerável de coisas macabras por suas páginas. 
   Zafón escreve como um poeta e a descrição de um ladrilho de cozinha seria emociante se feita por ele. Tudo é muito bonito e cada detalhe é importante, me senti caminhando pela Barcelona de 1980 junto com Óscar e Marina. Vi muitas características de A Sombra do Vento em Marina, agora tenho certeza de que é impossível não reconhecer o Zafón nos livros. A principal vantagem de Marina para aqueles que tem dificuldades em ler os livros do autor é pequeno número de páginas. 
   Sim, há algo de sobrenatural nesse livro. Porém o sobrenatural em si não é o mais importante, mas sim o que as pessoas são capazes de fazer com ele. Como eu não sabia quase nada da história de Marina porque as resenhas que eu li, ainda bem, não estragaram o mistério, também não vou estragar para vocês. Tive uma experiência maravilhosa descobrindo aos poucos a história de Marina. 
   O livro é cheio de histórias paralelas e perdidas no passado, cada uma com seu suspense. Inclusive a de uma dama vestindo um capa de veludo preto com um capuz que esconde seu rosto entrando em um cemitério. Aí começa o mistério do livro. 
   A resenha pode não ter ficado tão bonita quanto eu gostaria, mas espero que eu tenha convencido pelos menos algumas pessoas a lerem Marina. Está muito, muito recomendado. Entrou para os favoritos. 

   Celle. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©