Linhas - Sophia Bennet

28 de dezembro de 2011

 Linhas - Sophia Bennet
238 páginas
Editora Intrínseca
Adicione ao skoob

Em Linhas, através da narração de Nonie, acompanhamos sua vida e de mais duas amigas, Jenny e Edie. Ela é super apaixonada por moda e conhecida por usar as roupas mais estranhas possíveis. Jenny faz alguns trabalhos como atriz, mas ainda não se acostumou com o mundo das celebridades. E Edie, bem, ela quer se diplomata e mudar o mundo. Um dia, elas conhecem Crow, uma menina que tem muito jeito para moda, criações e costura. E, juntas, veem suas vidas mudar completamente.

O livro é muito fofinho. Ele próprio se descreve como um conto de fadas e, bem ele realmente parece um. As três amigas tem 14 anos e Crow apenas 12, mas, de repente, elas veem todos os seus sonhos com possibilidade de se realizar. E o jeito como as coisas se desenrolam no livro é realmente muito bonito, doce e, sim, um pouco infantil. Mas continua sendo totalmente encantador. A amizade das meninas e de todas que as rodeiam é um ponto muito bonito do livro também. É interessante ler sobre amizade em vez de romances melosos demais...

Mas a verdade é que o ponto alto de Linhas não é a história ser fofinha e parecer um conto de fadas. Nem a capa. Nem ele falar sobre moda, vestidos lindos e glamour. Crow é uma menina refugiada da Uganda e nunca teve uma vida fácil. Então, Linhas conseguiu passar longe da enorme futilidade da moda e abordar problemas reais, sem ser o ponto principal do livro. Ele simplesmente apresenta esse problema enquanto a história de Crow é contada, mas sem se tornar um livro totalmente político. Traz a preocupação na vida de cada personagem e a sua com muita sutileza, mas sem amenizar os problemas da África.

Cada personagem tem sua história e os achei bem construídos. Não só as meninas e Crow, como também o irmão de Nonie e toda sua família, a tia de Crow, os amigos que elas vão fazendo durante a jornada. O livro parece não deixar ninguém de lado, mostrando o que se passa com todo mundo. O li inteiro de uma vez só. Sentei, comecei a ler e, quando vi, já tinha acabado suas 238 páginas. Ele simplesmente vai acontecendo. O livro não possui nenhum momento a qual é dado maior importancia, um clímax, embora possua muito momentos emocionantes.

Enfim, Linhas foi um livro que eu gostei bastante. Parece um livro para crianças, mas, acreditem, ele é bem mais que isso. E, para quem quiser conhecer melhor o problemas que o livro aborda, o das Crianças Invisíveis, acesse o Invisible Children. (O site já vem no próprio livro, muito legal isso!)
E bem, para quem são sabe ainda, é uma série e o segundo livro, Brilhos, já foi lançado no Brasil! Estou doida por ele!

beijos,
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©