Um Dia - David Nicholls

22 de novembro de 2011


 Um Dia
David Nicholls
Editora Intrínseca 
  ...e as melhores 411 páginas do ano


Um Dia foi um livro que eu li e me fez sentir tanta coisa que eu já vou começar essa resenha sabendo que ela nunca ficará boa o suficiente, nunca vai passar tudo que eu senti. Quem liga? Eu preciso escrever sobre ele, nem que saia só um pouquinho, para convencer pelo menos a mim mesma que eu motivei alguém a ler esse livro.   

Dizem por aí, inclusive na orelha do livro, que Um Dia fala da história de duas pessoas, Emma Morley e Dexter Mayhew. Conta a história deles durante 20 anos, mostrando um dia a cada ano - 15 de julho, o dia em que eles se conheceram. Mas, para mim, Um Dia fala muito mais do que isso. Fala da vida, de como ela passa rápido. De quando erramos, mas podemos dar a volta por cima. De quando acertamos, mas podemos por tudo a perder depois. De quando uma chance nos é oferecida facilmente ou de quando lutamos muito para conseguir uma. E, assim como a vida, Um Dia partiu meu coração. E juntou seus pedacinhos logo depois. Me fez chorar, rir, gritar, torcer. Um Dia me inundou de emoções.


" - E daí, o que aconteceu com você?
   - A vida. A vida aconteceu." 

 Dexter e Emma se conhecem no dia da formatura, 15 de julho de 1988. Emma sonha em ser escritora, é cheia de ideais, inteligente e muito sarcástica. Dexter é muito charmoso, divertido, conquistador e, por vezes, cheio de si. E insuportável. Dexter pode ser muito insuportável quando quer. David Nicholls narra, de forma incrível, como a vida dos dois se comporta pelos próximos vinte anos, narrando sempre um único dia por ano. Em alguns dias, eles se veem. Outros não. Em alguns trocam cartas, telefonemas. Ou, às vezes, nem se falam. Mesmo só acompanhando os acontecimentos de um dia, o autor narra os acontecimentos entre um ano e outro de modo breve, sem muitos detalhes, mas deixando o leitor completamente situado. Em momento nenhum, me senti perdida.

Devo admitir que fui muito surpreendida pelo livro. Primeiramente, adorei como os personagens são construídos, me senti próxima a eles muito facilmente. Segundo, é que Um Dia nunca me deixava ficar no controle. Quando se lê muitos livros, mesmo os mais chocantes, são, de algum modo, previsíveis. Todos vocês já devem ter sentido isso. Mas, com Um Dia, eu nunca sabia o que esperar. Alguns capítulos (ou dias) são muito engraçados, como o de 1999. Alguns, são tristes. Muito. Eu sentia o quanto eles queriam se ver, mas não conseguiam. E tem muitos dias que mostram, simplesmente, o quanto eles mudaram. Eu nunca sabia se próximo dia seria bom ou ruim. Só gostava de ver como eles iriam estar depois de um ano.

No começo, eu tentava ler, no máximo, dois dias por vez, para aproveitar melhor (estipulei isso porque parecia genial na minha cabeça). Mas não resisti e li uns dez dias seguidos no final. Acho que o começo é realmente mais parado, mas depois o livro te fisga completamente para ele. Como vocês podem ver, ele me fisgou completamente. E eu acho que o mundo inteiro deve ler esse livro. Estamos entendidos, sim? Leiam. Ele é bem o meu tipo de livro, por isso eu amei. Mas, mesmo quem não gosta muito do gênero, deve ler. Deixe David Nicholls te conquistar.


beijos,
Julia :)

ps.: Essa resenha era para ter saído HÁ UM MÊS. Mas eu não conseguia deixá-la do jeito que eu queria, fiquei reescrevendo e pensando no que falar. Ainda não está do jeito que eu quero, mas acho que nunca ficará. Desisti e publiquei. :) Só para reforçar : AMEI, quero que todos leiam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©