Roubada - Lesley Pearse

24 de novembro de 2011

Vou resumir minha resenha em uma frase : não gostei. Quer saber por quê? Siga em frente :)

Roubada 
Lesley Pearse
Editora Novo Conceito 
376 páginas

"Quando uma bela moça loira foi encontrada desacordada em uma praia, ela não tinha nenhuma lembrança de quem era ou dos horrores pelos quais havia passado antes de chegar ali. A esteticista Dale não via Lotte Wainwright há tempos, mas, para seu pesar, reconheceu sua amiga na foto publicada pela imprensa local em um artigo que noticiava as misteriosas circunstâncias do aparecimento da jovem (...) Após uma longa separação entre Lotte e Dale, uma perigosa sequência de segredos,mentiras e pesadelos tem início.
O que aconteceu com Lotte? Alguém queria matá-la? (...) Imagine não saber de onde você veio e o que o futuro lhe reserva…"
Para começar, eu não gostei do jeito que a autora escreve. Achei a narração muito superficial, em todos os momentos. Não achava nada natural durante o livro, sabe? Por isso, não consegui captar a personalidade dos personagens. Eu entendia o que eles passavam, entendia seus sentimentos, mas não captava a personalidade deles. Na verdade, eu só conseguia ver claramente que existiam pessoas "do bem" e "do mal". Essa passou a ser a personalidade deles. Acho que a autora teve a ideia da história, mas não trabalhou bem como iria contá-la.

Agora, vamos ao outro problema. Nao gostei da história. Digo, achei a premissa do livro maravilhosa, uma menina aparecer sem memória em uma praia? Nossa, eu estava mega empolgada com o desenrolar, o que poderia acontecer. Li os primeiros capítulos muito animada mesmo. Mas, com o passar do tempo, a exposição de alguns fatos, tive uma ideia do que poderia acontecer. Eu queria muito estar errada, mas eu acertei. Não gostei, mesmo, do que aconteceu, das explicações dadas e nada nesse sentido. Talvez isso seja um problema muito pessoal meu. Vamos lá :

Não sou muito fã de personagens que passam por muitas coisas ruins. E, olha, Lotte passa por bastante coisa. Acho muito forçado, como se o autor nos pedisse para ter pena da personagem. Não acho que precise disso para nos envolvermos emocionalmente com o livro. Um personagem bem caracterizado é suficiente. Mas esse é um problema que eu acho que está fortemente ligado aos personagens serem superficiais. Tanto que eu só sentia pena da Lotte pelo que ela havia passado, não por ela em si. Pois, sinceramente, ela já parecia ter superado tudo.

Segundo, também não sou muito fã de histórias viajadas. Já assisti/li milhões de séries/filmes/livros com o tema policial e sempre torci o nariz quando as explicações eram muito mirabolantes. Policial bom, pertubador, é quando você sente que a história poderia ter acontecido na sua rua. Como eu disse, é a minha opinião. Mas, infelizmente, o motivo da Lotte ter perdido a memória e quase morrido não só não me agradou, como não me deixou com o menor medo.

Por fim, é isso. Não vou continuar falando mais, porque eu também não gostei do final, mas isso já era de se esperar.  Na verdade, para não dizer que não gostei de nada, gostei bastante da capa do livro, achei que a Novo Conceito fez um trabalho maravilhoso nela. E, outra, li o livro bem rápido. Como eu disse, acontecem muitas coisas. Embora elas não tenham despertado nada em mim, deixou o livro com um ritmo bom, ele está longe de ser arrastado. Senão, eu nem teria terminado.

Bom, é isso. Acho que ficou bem claro que eu não gostei e, portanto, não recomendo. Mas, vi um monte de gente falando que gostou no skoob. Se você leu meus motivos e acha que eles não vão te incomodar, leia, Afinal, opiniões não são sempre iguais, certo ?

beijos
Julia :)

ps.: Omiti algumas partes da sinopse porque eu achei spoiler. Vem na lateral do livro, mas, felizmente, não dei atenção antes de começar a leitura :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©