Não Sou Este Tipo de Garota - Siobhan Vivian

17 de novembro de 2011


Não Sou Este Tipo de Garota - Siobhan Vivian
Editora Novo Conceito - 248 páginas 
Onde Comprar : Fnac - Travessa - Saraiva

Recebi esse livro sexta feira da Novo Conceito, pela manhã. Como estava carente de livros leves e felizes, comecei a ler no mesmo dia. E a leitura foi fluindo tão facilmente que em menos de 24h, já havia terminado o livro.

Em Não Sou Este Tipo de Garota, acompanhamos a história de Natalie Sterling em seu último ano no colégio. Natalie faz o tipo certinha, que não dá um passo fora da linha com medo de que isso comprometa sua entrada na universidade. Ela é presidente do conselho estudantil, super estudiosa e faz aquele estilo "aversão aos populares". Sua melhor amiga, Autumn, compartilha dessas ideias, por já ter sofrido uma enorme humilhação no colégio. A vida das duas segue normalmente, até que uma caloura, Spencer, entra no colégio. Como Natalie já foi sua babá, as três acabam se aproximando. O que elas não esperavam é como Spencer, com apenas 14 anos, mas super segura de si e de seu corpo, poderia mudar tanto seu rumo.

Esse livro foge bastante do YA escrito puramente para entreter. O romance que há no livro, o futuro de Natalie, sua amizade com Autunm e as escolhas de Spencer são apenas pano de fundo para a autora abordar outros temas. Feminismo, sexualidade na adolescência e vulgaridade são assuntos frequentemente levantados no livro, mas sem dar uma resposta concreta.
Temos, de um lado, Natalie, feminista, acredita que as mulheres não precisam de homens e que não devem mostrar seu corpo, que isso é uma forma de objetificação. De outro, temos Spencer, que gosta de ser sensual, é super confiante e acha que não é porque a mulher segue seus instintos ou mostra seu corpo, que ela está sendo vulgar. Para ela, essas atitudes são de mulheres confiantes que estão no controle da situação. Achei muito interessante essa parte do livro, pois as discussões que ele sugere são inseridas de forma natural. Acaba te fazendo pensar. Ainda mais esse lado da Spencer, poucas vezes discutido

No livro, eu acabei simpatizando mais com a Spencer - e a Autumn - do que com a Natalie. Inclusive, acho que só não me apaixonei por ele porque achei que a Natalie passa boa parte do livro sendo muito cabeça fechada. Ela gosta muito de rótulos, sabe? Acha que nenhum homem presta e não dá chances a ninguém. E, por trás desses pensamentos, nem ela mesma sabia quem era. A Spencer, por outro lado, me fazia sentir vergonha por ela, mas ela não era inconsequente. Ela sabia o que estava fazendo em todo momento, não se arrependia de nada - apesar de tudo que ela fazia me soar absurdo. 

Apesar dos meus problemas com a personagem principal, eu gostei bastante do livro. Gostei bastante de acompanhar o desenvolvimento da Natalie, ver onde estava errada e onde estava certa. Achei o final um tantinho corrido, mas nada que tenha incomodado muito. Até estranhei, não entendi porque ele acabou tão rápido pois achei que o livro fluiu tão bem (sério, o livro não tem um momento de maior tensão, tristeza, nada. Ele simplesmente... acontece). Enfim, ele está naquela categoria divertido e rápido de ler. Então, eu recomendo sim :)

beijos, Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©