Tony e Susan, Austin Wright

14 de setembro de 2011

 

Tony e Susan - Austin Wright
Editora Intrínseca - 334 páginas
Onde comprar: Saraiva - Travessa - Fnac
Vejam o melhor preço no Buscapé ;)

Sempre que eu vou falar de algum livro, eu busco contar a história dele com minhas palavras. Mas Tony e Susan é diferente, então essa resenha vai ser diferente. Vou colocar a sinopse do próprio livro e desenvolver tudo a partir dela... bem, vocês vão entender (x 

   Há vinte e cinco anos, Susan Morrow deixou Edward Sheffield, seu primeiro marido. Certo dia, instalada confortavelmente na casa em que mora, com os filhos e o segundo marido, inesperadamente ela recebe, pelo correio, um embrulho que contém o manuscrito do primeiro romance escrito por Edward. Ele lhe pede que leia seu livro: Susan sempre foi sua melhor crítica, justifica. Ao iniciar a leitura, Susan é arrastada para dentro da vida do personagem Tony Hastings, um professor de matemática que leva a família de carro para a casa de veraneio no Maine. Quando a vida comum e civilizada dos Hastings é desviada de seu curso de forma violenta e desastrosa, Susan se vê novamente às voltas com seu passado, obrigada a encarar a própria escuridão e a dar um nome para o medo que corrói seu futuro e que vai mudar sua vida.

"Interessante", foi o que eu pensei ao ler a sinopse desse livro pela primeira vez. Mas, ao ver as criticas na contracapa do livro, me deparei com temos como apavorante, arrepiante, história de sangue e vingança. Como assim ? Como uma mulher lendo um livro de seu ex-marido poderia ser uma história arrepiante cheia de sangue? Nesse momento, eu soube que precisava ler para saber mais sobre as histórias de Susan, Edward e Tony. Não podia ser um simples reencontro através de um livro. E realmente não era. 

A primeira parte do livro que eu achei muito boa foi o fato de você ler dois livros em um. Há o livro de Edward, contando a história de Tony Hastings; e há a história de Susan e seus pensamentos acerca do que lê. Aliás, mais do que ler dois livros em um, você lê um deles acompanhada. Enquanto lia o livro de Edward, chamado Animais Noturnos, reagia como quando leio qualquer livro: me envolvi, senti raiva, nervosismo e, como sempre, discordei em alguns pontos. E, bom, eu realmente adorava ler os comentários de Susan entre um capítulo e outro. Era como ler o livro com uma amiga, saber o que ela estava achando e se ela concordava comigo em tudo que eu achava errado. Adorei me envolver com a Susan e, mais que isso, sentir seu envolvimento no livro escrito por Edward, em sintonia com o meu. 

O livro de Edward, bem, eu prefiro não falar muito dele. Acho melhor que vocês leiam assim como eu, sem ter a menor ideia do que se tratava. Só posso dizer que o ritmo dele é incrível, me deixava tensa o tempo inteiro. E, sim, é cheio de questões sobre vingança, certo e errado. 

Entre as sessões de leitura de Susan, haviam o interlúdios. Nesses momentos, sabíamos mais sobre a vida de Susan e Edward, tanto no passado, quando estavam juntos, quanto no presente, com seus novos conjugues. O livro adquiria um ritmo bem mais lento nesse momento, em meio aos pensamentos e sentimentos de Susan. Embora tenha preferido os momentos de Tony, gostei muito de acompanhar as mudanças da personagem com o passar do tempo e saber mais sobre o motivo do divórcio (essa parte é bem boa, fica a dica!)

Enfim, Tony e Susan é um livro diferente e esse é o principal motivo de eu recomendá-lo. Maravilhosamente bem escrito, com uma super história e, acima de tudo, nunca li nada igual. Tanto que, quando alguém me perguntava qual era o gênero do livro, eu costumava responder que não sabia e fazia a pessoa conhecer o livro exatamente como eu: primeiro ler a sinopse e depois os comentários estilo "thriller com pegada de pit bull". É a vida, não dá pra não ficar curioso. 

beijos, beijos.
Leiam esse livro, ein :)
Julia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©