HQ O Ladrão de Raios, Rick Riordan.

12 de setembro de 2011


   Bem, bem, Percy Jackson!
   O Ladrão de Raios em HQ foi um livro que nós recebemos pela nossa parceria com a Intrínseca, e eu fiquei muito feliz por isso. Pra quem não nos acompanha no twitter e não me vê pirando (faça isso no @treslapis), saiba que eu sou uma fã retardada e entusiástica de Percy Jackson e Os Olimpianos (e agora de Heróis do Olimpo, own). Dito isso, não fiquem surpresos com um pouco de fangirlnismo nessa resenha. Prometo que vou tentar me controlar.
   A adaptação para quadrinhos da série bestseller de Riordan foi feita por Robert Venditti, com ilustração de Attila Futaki e colorização de José Villarrubia. As cores, aliás, foram a primeira coisa que eu notei quando eu peguei a HQ em mãos. Ela é totalmente super colorida. Eu não tenho o costume de ler HQs, apenas mangás, que não são coloridos at all, então foi uma surpresa bastante agradável toda aquela chuva de cores na minha leitura.
  Passando adiante, a adaptação foi bastante boa, e eu não senti falta de nada, particularmente. Tinha, obviamente, menos coisas do que no livro, mas muito mais do que no filme, não que isso fosse realmente difícil (só de ter o buraco do Cronos no Hades já me dou por satisfeita). As piadinhas divertidas estão todas lá, tal como no livro, e embora não sejam exatamente as mesmas, as falas são bem semelhantes com o descrito na série e tudo me pareceu extremamente familiar e completo.
   Eu só tenho duas reclamações a fazer (eu sempre as tenho, já que eu sou uma chata literária) : a primeira é que, tal como no filme, o personagem retratado não parecia ter 12 anos. Quero dizer, na versão em quadrinhos ele até diz que tem, mas o desenho, não está me mostrando ninguém com menos de 16 (que é mais ou menos a idade que o Percy tem no filme). Achei o traço muito duro para retratar um personagem que é, teoricamente, uma criança. Aquela cara grande e quadrada e o corpinho forte basicamente feito para batalhas místicas não combinavam muito com a ideia que eu fazia do Percy dos livros, no auge dos seus 11, 12 aninhos. Acho que eu tinha a minha mente mais voltada pra alguma coisa magra e normalzinha do tipo das ilustrações de Harry Potter. Não que o Rick tenha em algum momento dito algo como "Percy é um fracote". Um excluído, talvez, mas não um fracote. Mas, como eu vi o filme primeiro, eu sempre imaginava algo como o próprio Logan Lerman, o ator delicia dos filmes, só que um pouco mais novo. Algo mais infantil. Mas bem, não é tão gritante a ponto de atrapalhar a rápida e gostosa leitura dos quadrinhos do nosso cabeça-de-alga favorito.
  A minha segunda e ultima reclamação é: Porque diabos o Quirón está marrom? Eu sei que, se vocês apenas viram o filme vão achar que essa informação bate. Mas não. Quiron, o diretor de atividades do acampamento meio-sangue, é um centauro: metade homem, metade cavalo. Cavalo branco. E isso é descrito com detalhes na primeira vez que o Percy testemunha a "transformação" do seu antigo professor de aleijado a criatura impressionante. E é importante por que ser um grande cavalo branco na metade inferior do seu corpo super impressiona o Percy. Tenho certeza que coisas como pelagem alba brilhante são ditas. E não fui capaz de entender por que repetir o erro do filme e seguir em frente com o grande-Quirón-de-traseiro-marrom. Não que isso interfira de fato na história, é claro, e foi provavelmente feito assim pra que o personagem nos quadrinhos não se distanciasse do que já havia sido visto nos cinemas. Nós já conhecíamos o personagem. Mas, como sou fã, me incomodou. Não custava nada deixá-lo branquinho. Mas bem, posso superar isso.
   Tirando essas duas coisas, achei a versão ilustrada da primeira ventura do meu demigod favorito bem coisa linda. A maioria das cenas estava exatamente como eu imaginei, e foi lindo poder vê-las no papel, tracejadas de verdade, como a cena do encontro do Percy com o Oráculo. Parece até que saiu direto da minha mente. De todo modo, a HQ O Ladrão de Raios vale muito a pena se você já leu os livros e é fã. Ou se não leu e tem curiosidade. Minha aposta é: depois dos quadrinhos, você vai querer ler com mais detalhes a primeira jornada de Perseus Jackson, filho de Poseidon, um dos três grandes do Olimpo. E eu espero mesmo que o façam!
   Beijo, beijo,
   Thai.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©