A Fúria dos Reis - George R.R. Martin

3 de agosto de 2011


Nome: Fúria dos Reis (As Crônicas de Gelo e Fogo #2)
Autor: George R.R. Martin 
Editora: Leya 
Páginas: 624 (mais apêndice)
Onde comprar: Fnac - Siciliano
ISBN: 9788580440270

Sinopse: Um cometa da cor do sangue e fogo atravessa o céu. E a partir da cidade antiga de Dragonstone às margens proibidas de Winterfell, reina o caos. Seis nações lutam pelo controle de uma terra dividida e pelo Trono de Ferro dos Sete Reinos, preparando-se para o embate através de tumulto, confusão e guerra. É um conto em que irmãos conspiram contra irmão e os mortos se levantam no meio da noite. Neste lugar uma princesa se disfarça como um garoto órfão, um cavaleiro espiritual prepara um veneno para uma feiticeira traidora, e homens selvagens descem das Montanhas da Lua para devastar o campo de batalha. Com um pano de fundo incesto, alquimia e assassinato, a vitória pode chegar aos homens e mulheres possuidores do aço mais frio … e corações mais gelados. Quando há um confronto entre reis, toda a terra treme. 

Acho que eu já disse isso na resenha de A Guerra dos Tronos - primeiro livro da série - mas não sei se vou encontrar livros mais difíceis de se resenhar por aí. De qualquer forma, possíveis spoilers nessa resenha pra quem não leu o primeiro, ou viu a primeira temporada da série da HBO.

Fúria dos Reis segue o caminho de A Guerra dos Tronos quanto a fortes emoções e nenhuma preocupação em poupar meu coração. Depois do final chocante do primeiro livro, ninguém saberia o que esperar da Fúria. Nesse livro somos gradualmente preparados para o sobrenatural que está por vir. Afinal, o inverno está para chegar.

E é logo nesse momento, onde todos deveriam estar juntos, se preparando para um longo e terrível inverno com seu frio de congelar qualquer coração e criaturas perigosas que para os nascidos no verão são apenas histórias, que estão todos em guerra. Quando digo todos, quero dizer todos mesmo. Quando antes era apenas um rei para Sete Reinos, temos cinco possíveis reis/rainha lutando entre si, tentando provar quem seria o melhor.  Conspirações e mais conspirações, chuvas de traições, ganância e mistérios. 

Bran Stark, criança linda.
 Os Stark que tiveram destaque em A Guerra dos Tronos dão a vez aos Lannister nesse livro, eu diria. Especialmente Tyrion Lannister, o anão (que eu adoro). Muito inteligente e com alguma dose de humanidade, Tyrion tentar dar algum jeito no reino e talvez ensinar alguma coisa a seu sobrinho Joffrey, tendo que tomar muito cuidado com as loucuras de sua irmã Cersei.

Por outro lado, Arya e Bran continuam sendo crianças incríveis e se viram como podem sem seus pais. E sem um ao outro. Eu diria que são meus personagens preferidos, mas o Tyrion, o Jon e a Dany também me encantam tanto que é impossível. Daenerys, nossa Khaleesi favorita, resolve seguir o cometa vermelho acreditando ser um sinal para si. Afinal, ela não tem muitas opções favoráveis de qualquer forma. Mas, seus três dragões podem ser a resposta para conquistar seu trono de direito.  

Martin continua com suas descrições incríveis e nada enfadonhas de um mundo sem nenhuma relação com a nossa realidade e repleto de personagens principais tão incríveis quanto os secundários. Para mim, o único revés seria que ler A Fúria dos Reis não é apenas um passatempo não. É algo que exige muito, é trabalhoso e cansativo. Porém, obviamente, vale a pena para quem gosta de épicos, fantasia e suspense. É uma série extremamente inteligente. 

E para quem estiver em dúvidas sobre a relação entre a série da HBO e os livros, a primeira temporada - com dez episódios - é exatamente o primeiro livro, o A Guerra dos Tronos. Ainda não assisti a todos os episódios, mas já vi mais do que a metade e, até então, a adaptação está muito boa de verdade. O que faz ser mais difícil de ver do que ler porque é tanta loucura e falta de roupa que...

Bom, é isso. Está recomendado tanto os livros quanto a série de tevê, ok?

Beijos, 
Celle.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©