[Retroprojetor #8.3] Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 2

19 de julho de 2011

Pode conter spoilers! Contém spoilers!

 Então, finalmente é chegada a minha vez. Minha vez de fazer para vocês um post da minha despedida ao mundo mágico de Harry Potter. 

Despedida? Como? Como eu poderia sequer pensar em me despedir? Como depois desses dez anos? Assumo que não foram dez anos de livros para mim, que não comecei  a ler antes de tudo. Comecei a ler Harry Potter antes de sair o quarto filme, Harry Potter e O Cálice de Fogo. Esse foi o primeiro filme que eu fui ao cinema assistir já tendo lido os quatro livros lançados. Os próximos quatro também foram assim. Os livros me viciraram mais que tudo, em especial a partir do próprio Cálice de Fogo. 

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.
                  
Ainda assim, como dizer adeus a seis anos vivendo nesse mundo através do cinema e da literatura? Aí é que está a resposta mais linda e reconfortante: não é preciso. Não é preciso dizer adeus. Não fui eu quem disse isso, foi a própria Jo, o próprio Dan. Sim, eles falaram. Estamos salvos, tudo vai ficar bem. Enquanto houver alguém para ler, enquanto houver alguém para ver, Harry Potter não vai ter fim. Não estou tentando consolá-los (talvez esteja tentando consolar a mim mesma), mas é a verdade. 

É triste, porém, dizer que não poderemos mais ir ao cinema para ver, pela primeira vez, um filme sobre bruxos que estudam em Hogwarts. Ah, Hogwarts, minha escola do coração, com suas torres e masmorras, por quê não? Hogwarts da Grifinória, da Corvinal, da Lufa-Lufa e da Sonserina. Hogwarts de bruxos nascidos de bruxos, de trouxas ou mestiços. Hogwarts do Harry, da Hermione, do Rony, do Neville, da Luna, da Cho, da Gina, do Fred e do Jorge. Hogwarts do Dumbledore, da Minerva, da Lílian, do James, do Snape. Do Tom.

Uma hora e meia linda de espera final
Eu, ao contrário da outras meninas, resolvi reler As Relíquias da Morte próximo ao filme. Foi minha terceira vez. Seria capaz de sair da última página e retroceder até a primeira sem problemas. Mas pelo menos um pouco de superação faz parte. Então, posso falar para vocês sobre a adaptação. Como a Julia disse, começaram a fazer filmes para os fãs a partir do sexto (não podia ter sido sempre assim?) E foi aí que tudo ficou tão maravilhoso. Mas como eu já lia os livros e era do lado fã da força nessa época não posso avaliar como a mudança afetou os que não liam a série. Para nós foi uma homenagem a longo prazo. 
Harry Potter e As Relíquias da Morte pt 2 foi o filme mais forte, pesado e profundo da franquia de Harry Potter, como deveria. Mas não tanto quanto deveria em comparação com o livro. Foi incrível de qualquer forma, não me entendam mal. E todos já ouviram falar: alívio cômico. Sim, foram várias as piadas extras nesse filme. Não virou um filme engraçado, apenas menos dramático, um toque para aqueles que ainda não leem a série, eu imagino.

Algumas coisas foram mudadas ou cortadas na adaptação. Coisas que melhoram. Coisas que não fizeram muita diferença na verdade. E coisas como a Lílian de olhos escuros (vai entender). Omissão de alguns personagens que aparecem na batalha, que morrem na batalha. Uma lembrança a todos os mortos seria bem vinda. Mas um filme só de lembranças também seria. Tudo que todos os fãs quisessem ou imaginassem não seria possível. Só nas palavas da Jo. Ainda assim, o filme poderia ter tido alguns minutos a mais, pra quê a pressa? A terceira parte da batalha foi só Harry e Vold, e os centauros? E as aranhas? E os elfos? Seria mais demorado, complicado, trabalhoso... mas mais emocionante, sim.

Posso usar?
Por outro lado, os beijos foram lindos, mesmo com o Dan meio enrolado lá (haha). As lembranças do Snape, e mesmo King's Cross me foi suficiente, apesar da conversa com o Dumbledore ser bem maior que aquilo, o que não caberia em um filme. Mas acho que algumas explicações ficaram faltando: capítulos 33 e 35 de As Relíquias da Morte pra quê vos quero. A parte 1 foi mais bem feita, mais detalhada. Se eu sentia falta de detalhes no livro, senti mais no filme. Chorei, solucei, tremi (né Julia Sathler?), agarrei mãos (ou mão, certo Fi?) Mas esse sentimento estava está aqui comigo independente do filme em si.   

Para terminar: quero agradecer a todos os fãs da saga, a Jo, ao cast dos filmes, a todos que trabalharam e/ou ajudaram direta ou indiretamente a tornar real o mundo de Harry Potter que existe hoje. Porque "Claro que está acontecendo em sua mente, Harry, mas por que isso significaria que não é real?" Eu amo vocês.

"Hogwarts will always be there to welcome you home"


PS.: Estamos postando todas as nossas fotos da pré-estréia  no Plaza Shopping - Niterói na nossa página do facebook, aqui. 
PPS.: Spolers pós filme/livro? Leia essa entrevista linda, na qual a Jo fala sobre o futuro de vários peronagens que não aparecem no epílogo *-*  no Potterish. 

Malfeito feito. 

Marcelle Espindola.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©