O Mundo de Vidro - Mauricio Gomyde

26 de abril de 2011

Título: O Mundo de Vidro
Autor: Mauricio Gomyde
Editora: Porto 71
Páginas: 236
Skoob

"Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável."

Trecho da sinopse do skoob. 






Lendo a sinopse, quando vi esse trecho, eu pensei 'não poderiam ter dito melhor'. Linguagem refinada, sutil e tosca. Um tipo de humor muito mais comum em conversas informais ou shows de stand up comedy. Algumas vezes em um nível tosco o suficiente para que eu não coloque os quotes mais engraçados aqui. Mas, confesso que foram essas partes que mais me conquistaram. 

Bom, O Mundo de Vidro é uma comédia romântica nacional para público jovem-adulto que provoca, comove e faz quem ler se identificar. Seja como um homem brasileiro comum, magro com barriguinha de chopp, estatura mediana, inteligencia mediana, tudo o mais mediano... seja como um linda mulher brasileira, inteligente e viajada. Como a melhor amiga feminista, revolucionária. Como o namorado quase perfeito. Ou, até mesmo, como um papagaio. Genial, diga-se de passagem. 

Um homem sozinho e sem tanto sucesso na vida vê e se maravilha por uma mulher no meio da multidão do metrô em um dia que poderia ser como qualquer outro, mas acaba não sendo. Os acontecimentos são tão normais, que eu senti muita falta de um magia, uma ficção, uma ação, ou qualquer coisa nesse rítmo, no início. Temos a visão de um homem nada sedutor e, à primeira vista, nada apaixonante correndo atrás de uma mulher digna de canções. Os comentários dele à beleza dela vão de sitações poéticas e filosóficas à frases de pedreiros e caminhões.

O livro não me cativou de início. Era óbvio que não tinha nada a ver ele com ela, e que ele estava sendo ridículo. Não via como isso poderia ser diferente.

Mas, Mauricio Gomyde me mostrou como. Um dia, no ônibus, meio que tentando esconder as palavras do livro que saltavam na cara do senhor de idade sentado ao meu lado, comecei a rir com vontade mesmo tentando me segurar. Comecei a me apegar a ele e a ela, os do mundo real e os do Mundo de Vidro, e torcer por eles, é claro. 

Além disso, um livro de um escritor misterioso também faz parte da trama. A curiosidade te persegue por muito tempo, acredite. Um livro dentro do outro, tão diferentes, mas ambos falam de amor. Tudo é possível e nada tão previsível, mesmo depois de terminar de ler o livro.

Mauricio Gomyde mostra que a nova onda de escritores brasileiros também é muito inteligente e sabe escrever de verdade. No final das contas, O Mundo de Vidro é um livro gostoso, divertido e eu indico com certeza. Quer dizer, se você é sensível demais a palavrões, eu não teria tanta certeza assim. Mas, deem uma chance. 

O meu exemplar está autografadinho e veio com um marcador lindo *-*. Detalhe que eu adoro essa capa nova verdinha e outro motivo para eu ler foi o book trailer. Trailer muito bem-feito e fofinho, que deixa muito internacional megafamoso no chinelo. 

Vejam!





Beijos, beijos,
Celle.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©