A Manhã Seguinte Sempre Chega - Gabito Nunes

28 de abril de 2011

   A Manhã Seguinte Sempre Chega - Gabito Nunes
Editora Leitura - 238 páginas
Onde comprar : Saraiva

A Manhã Seguinte Sempre Chega foi um outro livro que eu recebi da Editora Leitura. E, sinceramente, eu não sabia muito bem o que esperar dele. Como o livro é em formato de contos, li aos poucos, cada dia lendo um ou dois. E não demorou muito - aliás, no primeiro dia isso já aconteceu - e eu me identifiquei muito com o livro.

Como eu disse, o livro é todo em crônicas, bem curtinhas. Cada um delas tem duas páginas.E todas são sobre amor, relacionamentos, dia a dia de um casal ou de alguém solteiro. Não importa. O livro é sobre como cada um de nós lida ou já lidou com o amor. As crônicas são divididas em onze partes : O Namoro, A Rotina, O Fim, A Sofreguidão, O Limbo, A Neura, A Fuga, A Divergência, A Procura, O Arrebate e, por fim, O Amor. Desse jeito, há crônicas que representam todas as situações e pensamentos de uma pessoa quando se apaixona, termina, sofre uma ilusão, busca alguém para ficar ao seu lado.

A mágica desse livro é que ele fala de pessoas comuns. Não há seres sobrenaturais, não há amores loucos, desses de filme. Não há príncipes encantados que vem te resgatar. Não é amor de mentirinha, que surge do nada, sem explicações, sem química. Não há nada de impossível, nada que você nunca tenha pensado. O livro é muito real. É sobre pessoas comuns. Que conhecem alguém, se apaixonam, terminam, sofrem. E, por mais cética que a pesso seja sobre o amor, é impossível não se identificar com os sentimentos que o autor expõe.

Os textos são todos muito bem escritos. Leves, rápidos de ler. Parece até que você está tendo uma conversa com o autor. Sem enrolações, fala de sentimentos de uma maneira única, bem explicada. E mais que isso, as palavras que ele usa para se expressar são muito boas. Em uma mesma página, encontramos um monte de palavrões e referências a Vitor Hugo e Clarice Lispector. Como eu disse, tal como aquele amigo seu se expressa quando quer falar de alguém. Xinga, cita músicas, usa gírias, descreve as situações mais malucas, tenta te colocar no lugar dele. E, na certa, você sempre o entende. Por que ? Porque você já passou exatamente pela mesma situação, com uma outra pessoa. Já teve os mesmos medos e dúvidas. As mesmas coisas bobas te fizeram sorrir. Você já esteve no lugar dele. Afinal, todo mundo sente o amor da mesma forma. 

E é por isso que eu acho que você deve conhecer Gabito Nunes. Primeiramente, vocês devem entrar no site dele (aqui ó) e conhecê-lo melhor. E, claro, procurar esse livro. Não vou ficar falando mais, senão estrago os textos do livro. Mas, com certeza, vocês devem procurar conhecer melhor o trabalho dele. 

"Você pode perder a razão, a cabeça, os princípios, a harmonia e a saúde mental. Desde que saiba exatamente onde está seu coração. Loucura é não arriscar. Perigo é não ceder."

beijos, beijos
Julia =)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©