Diva do Mês #6

23 de abril de 2011

Vou fazer uma breve explicação da coluna 'Diva do mês', que será feita em toda terceira semana de cada mês. A ideia é escolher uma pessoa do sexo feminino que seja uma diva para uma nós, ou para nós três. Uma escritora, uma cantora, atriz.... o objetivo é valorizar o trabalho de mulheres que mudam nossas vidas e merecem nosso apoio. Lá vai:
Diva de março:
Joanne Kathleen Rowling

Quem é?
  J.K.Rowling é uma escritora britânica ícone da literatura mundial (e da minha infância, beijos). Autora dos sete livros da famosa e premiada e maravilhosa série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados ao universo mágico (cuja venda foi revertida para instituições de caridade), desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Hoje bilionária e segura, escreve pacificamente em casa sua nova obra, da qual eu bem queria ter mais informações.

Sobre seu trabalho:
   Rowling idealizou Harry Potter em 1990 e levou 5 anos para concluir a obra. Na época, ela estava passando por maus bocados, e era constantemente vista escrevendo em pubs com o carrinho da filha ao lado.  Depois de finalmente acabar Pedra Filosofal, ela enviou a prova para várias editoras, sendo recusada por algo em torno de 8 (há, se arrependimento falisse) até que sua história foi aceita pela  Editora Bloomsbury e publicada em 1997. A primeira tiragem de Harry Potter foi pequena (algo em torno de 1000 exemplares), sendo que a metade foi parar em bibliotecas. Ainda sim, as vendas foram um sucesso.
  No ano seguinte, Arthur Levine comprou os direitos do livro por 105 mil dólares e o levou para os EUA, onde o título foi mudado de Philopher's Stone para Sorcere's Stone (e eu nunca entenderei o porquê). Fato que Joanne teria lutado contra a mudança se na época estivesse em uma melhor condição. De todo modo, o livro também foi sucesso nos EUA e daí se espalhou para o mundo todo. O primeiro livro abriu as portas para o segundo, e desde então os olhos voltavam-se sempre para o lançamento do livro seguinte.
Jo no modo Diva Suprema
  O ultimo livro da saga do jovem bruxo saiu em 2007 e logo depois, Os Contos de Beedle o Bardo (nem parece que faz tanto tempo, né?). Desde entao a autora que fez parte da infância e da adolescencia de tanta gente não publicou mais nada. Em seu twitter, Jo disse que não vamos ouvir falar dela por um tempo, e que papel e caneta tem sido sua prioridade. No documentário sobre ela nos extras do dvd O Enigma do Principe, ela disse que está escrevendo um romance político. Eu não sei o que isso significa. Vamos esperar pra ver.

O que eu mais gosto nela:  
  O jeito como ela encaixa todas as pontas da história. Jo nunca deixou nada pra trás, nenhum pequeno detalhe foi esquecido. E, ainda melhor, esses pequenos detalhes várias vezes se tornavam muito importantes nos livros seguintes. Acredite em mim, quase tudo que teve destaque em Harry Potter já havia sido mencionado vez ou outra, ainda que você tivesse ignorado completamente isso, na situação. Acho isso mágico na Jo. Acho isso mágico na literatura bem feita, na verdade.

Trabalho que eu mais gosto:
Difícil escolher um favorito entre os livros do Potter... Atualmente, acho que meu favorito é A Ordem da Fênix.

Último trabalho até o momento:
Os Contos de Beedle, o Bardo.

Website:
Muito interessante, cheio de curiosidades sobre a história do Harry Potter e sobre ela mesma. E é interativo, bonitinho e divertido. Vale uma visita.

  Mas... e aí?
Bem, Harry Potter é um fenomeno internacional de grande, grande porte e são poucas as pessoas que nunca ouviram falar, embora hajam muitas que nunca leram (o que será que elas fizeram até agora na vida? Vão ler Harry Potter, seu estranhos!). Eu sou uma viciada desde que li o primeiro livro da série (antes de lançar no cinema, e tenho orgulho disso) e cresci com a magia das letras da tia Jo permeando a minha infância e adolescencia. Acompanhei a espera pelo quinto livro e comprei o meu no meio daquelas pessoas frenéticas fantasiadas nas lojas americanas, li e escrevi fanfics, arranquei meus cabelos com as mortes (e quantas mortes) dos meus personagens favoritos (restaram tão poucos...)  e tive medo do escuro por meses, achando que Voldemort ia sair do vão atrás da minha porta (dias divertidos, ainda sim). J.K.Rowling escreve com maestria, e faz você ver e sentir tudo o que está escrito, e você se pega desejando ser um bruxo, estudar em Hogwarts e estar na batalha ao lado da Ordem, lutando pelo mundo mágico. Você odeia, ama, e sente pena, como só um autor que sabe o que está fazendo pode fazer. Se você, parado aí, nunca leu Harry Potter, corra já para comprar o seu e mergulhar no mundo da magia junto com milhões de leitores pelo mundo.
  Eu só tenho a agradecer a Jo pelos anos maravilhosos que ela me deu, sentada em frente aos livros, cada vez maiores e mais intensos, de Harry Potter. E, mesmo que ela já tenha dito que não pretende voltar ao universo do Harry Potter (por que ela jamais seria capaz de sair de novo), eu tenho certeza que o próximo livro dela vai ser tão bom quanto esses que já estão aí. Fiquem de olho na Jo, galera. Ela é magia pura.
Beijo, beijo,
Thai.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©