A Guerra dos Tronos - George R.R. Martin

10 de março de 2011



Resolvi começar com esse vídeo só para ir esquentando porque acho que é o que me deixou mas perto de sentir o que o livro me fez sentir.

E eu não sei mesmo como vou resenhá-lo.

A Guerra dos Tronos de é exatamente o tipo de livro que me deixa mais 'aah'. Épico, realmente épico. Dei uma pesquisada em resenhas, críticas e posts relacionados a nova série da HBO que será baseada nos livros de George R.R. Martin, e o que eu vi é que quem gosta desse tipo de literatura se apaixonada por A Guerra dos Tronos, seus personagens e suas histórias.

As paisagens geladas e imponentes são increvelmente bem descritas, de modo que você não fica enjoado com descrições em excesso, mas sim consegue visualizar um mundo que você não conhecia antes. Com os personagens também é assim, a gente consegue visualizá-los e também conhecê-los de verdade ao decorrer do livro. Eu, inclusive, não sei porque a HBO trocou tantas cores de cabelos, pelo menos, me pareceu vendo os vídeos e as fotos.

Bran Stark e Jon Snow
O livro é muito grande com suas 592 páginas altas e cheias de letrinhas zinúsculas. Sem falar que todas essas páginas são também cheias de informações, muitas informações. Não dá para lê-lo fazendo outra coisa ao mesmo tempo e conseguir entender tudo o que está escrito, ele é carente e requer sempre atenção. Mas, ao enquanto sua cabeça explode por causa dos olhos, ela também explode por causa da história. Martin não me poupou das angústias, sofrimentos e dúvidas dos meus persoangens favoritos e dos mais odiados também.

A Guerra dos Tronos está longe de ser um conto de fadas, acreditem. Como eu disse para a Thai, o livro não é triste, até porque se fosse, eu não choraria. Mas o fato é que eu chorei horrores. O que não quer dizer que você também chorou ou vai chorar lendo esse livro, eu choro por motivos estranhos, eu acho.

Vamos à história, então. Ned Stark comanda o Norte junto com sua família, sua mulher Catelin Stark, da Casa Tully, seus filhos Robb, Sansa, Arya, Bran, Rickon e seu bastardo Jon Snow. Snow é um nome para bastardos, assim, só de ouvir o nome, todos já sabem que a pessoa nasceu fora de um casamento. Não é muito agradável. O lema da Casa Stark é O Inverno Está Para Chegar, um lema que parece mais uma ameaça, uma ameaça que nunca esteve tão perto de se tornar realidade. Grandes verões são seguidos de grandes invernos, e esse verão tem sido realmente grande.

Arya e Ned Stark
No Norte a vida não é fácil, pois o frio é duro e as pessoas que lá vivem se tornam assim também. Porém, talvez o Sul seja ainda mais perigoso, pois apesar do calor, as pessoas são bem menos confiáveis e honestas. Para Ned Stark, honra é uma palavra de muito, muito peso. O símbolo dos Stark é o lobo gigante e é com esse argumento que Jon consegue convencer o pai a deixar que eles fiquem com os filhotes de lobos gigantes que eles encontram na estrada. Um lobo para cada filho. Um off para dizer que esses lobos são o meu orgulho *-*. E sim, ele metem muito medo.

Não posso falar de todos os personagens do livro porque, de fato, eles são muitos. E todos eles despertam alguma coisa dentro de você. O livro é separado por capítulos e cada um tem seu personagem principal, seguindo aquele esquema Nome, foco nele. Todos em terceira pessoa. São várias histórias em paralelo correndo pelo livro e, dessa forma, podemos ver todos os lados. E por falar em outras histórias, não posso deixar de falar de Daenerys Targaryen, a Dany. Ela protagoniza muitos capítulos e é outra personagem que virou minha ídola. Sinto que isso será um problema nos próximos livros.

Rob e Bran com os filhotes *-*

Dany é apenas uma menina de 14 anos, mas enfrenta um destino insanamente importante e perigoso. E ela bota pra quebrar, lol. Ela é forte, sensível e age como se fosse a mulher mais experiente da história e não uma adolescente. Super me senti criança do lado dela. Mas todos os personagens são assim, todos muito maduros, até Rickon com três anos. Viver 60 anos era como viver 90 hoje em dia, com 40 anos você já seria idosa, então a vida adulta chegava muito cedo. Casamento, guerra, reino...

E, ah!, não posso me esquecer da parte sobrenatural. A luta pelo poder, pelo trono de ferro, por justiça, vingança, paz... é tão forte que o sobrenatural às vezes fica meio de lado. Os Outros, aparecem logo no prólogo, são criaturas do inverno, que algumas pessoas dizem existir. É uma espécie de lenda mais verdadeira do que muitos gostariam. Não vou explicar o que eles são porque é legal ir descobrindo aos poucos.

Daenerys e Sor Jorah
Eu provavelmente teria mais o que falar para vocês, mas não consigo lembrar nada que não seja spoiler agora. O fato é LEIAM, se você não gosta de medievais, de épicos, guerras, lutas de espadas, reinos, esse tipo de coisa, eu não recomendo não, porque é um livro, digamos, pesado. Mas, se você é que nem eu, ou até menos louco por esse estilo, vai com tudo. Está muito, muito recomendado. É incrível.

E aí? Eu quero conhecer mais pessoas que leram, então, se você já leu, comenta aqui, ok? E quem não leu também para eu saber a impressão que eu causei na resenha .^^ A opinião de você é muito importante *-*.

Créditos das imagens NERDIABOS.

Beijos,
Celle


9 comentários:

  1. O livro é mesmo denso, mas de uma maneira super positiva. São muitos personagens que, embora estejam de diferentes lados nessa guerra (ou não estejam de nenhum lado definido), nos fazem torcer por eles. Porque cada um tem sua história, seus medos e suas motivações.
    É claro que há aqueles que a gente quer estrangular, e isso é só mais uma prova da maestria de Martin, porque não é fácil criar personagens reais o suficiente para despertar nos leitores sentimentos de amor e/ou ódio, principalmente em um livro de fantasia.
    Ah, eu fico boba só de lembrar... Simplesmente: LEIAM.

    ps: também idolatro a Dany, e isso vai causar muitos problemas nos próximos livros!

    ResponderExcluir
  2. Este livro é simplesmente sensacional e gigante haha.
    No começo eu fiquei meio perdido com tantos personagens e tal, mas depois que vc se acostuma o trem fica bom demais haha
    To super ancioso pra assistir a série que ta demorando séculos pra ir ao ar, mas promete com certeza.

    Ahh, ja to seguindo seu blog

    chris
    leiobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!!
    Eu não tenho vontade de ler esse livro porque me parece ser estilo Senhor dos Aneis, que não gostei... Mas quero ver a série (porque gostei do FILME do Senhor dos Aneis :D)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. @Sora Seishin

    Olha, eu nunca li os livros de Senhor dos Anéis e não tenho muita paciência para os filmes (não me matem!). Então não sei o que dizer, pkspskps

    ResponderExcluir
  5. Tô com um aperto no coração. Comprei esse livro ainda no meu aniversário, em dezembro, e não tive tempo de ler. Parace piada, mas como ele é enorme, preciso ler ele quando acabar a faculdade. Sem contar alguns livros que tem prioridade. Mas já quero o segundo que foi lançado recentemente.


    Beijo beijo!
    @nine_stecanella
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Épico, épico, épico...Estou lendo Guerra dos Tronos e concordo 100% com você: é algo muito difícil de resenhar. Mas é incrível!

    O meu lema favorito das casas é o "Ouça-me rugir" dos Lannister, mas "O inverno está chegando" é o que traduz o espírito do livro com maior fidelidade =]!

    Adoro todas as personagens, menos Sansa haha Ele é a única Stark dispensável para mim :P
    E os lobos gigantes - Ah, posso ter um? igual ao fantasma, de Jon Snow???

    :**
    Léka

    ResponderExcluir
  7. Épico descreve bem o livro, gostei bastante da leitura, sou aficionado por esse tipo de literatura fantástica, capa-e-espada, e esse livro é um grande representante do gênero. E já comprei o segundo livro.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo livro e ótima resenha, só uma coisa, o livro não tem absolutamente nada a ver com Senhor dos Anéis, acho que a melhor definição que vi é um The Sopranos ambientado numa era medieval.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler o segundo livro, e posso dizer que a história só melhora a cada página! Senhor dos Anéis é uma grande história, mas a Guerra dos Tronos é um conceito totalmente diferente... os próprios personagens não acreditam no sobrenatural, as intrigas, sofrimentos, mortes totalmente inesperadas, etc. realmente tiram esse livro do conceito Contos de Fadas! Essa realmente é uma que não deve ser deixada de lado. abs

    OBS.: Ótima resenha!

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©