A Garota dos Pés de Vidro - Ali Shaw

23 de março de 2011


Título: A Garota dos Pés de Vidro
Editora: Leya
Autor: Ali Shaw
Preço: 26,91 nas Lojas Americanas
Páginas: 288


Sinopse do Skoob:

Cenários cinematográficos, paisagens paradisíacas, pântanos congelados com animais transformados em vidro, florestas brancas, penhascos monocromáticos, um oceano de baleias, lendas e águas-vivas. Este é o universo fantástico de Ali Shaw, autor britânico que renova as fábulas e cria uma inusitada história de amor. Midas é um tímido fotógrafo ilhéu. Ida é uma jovem aventureira que vem ao arquipélago de Saint Hauda's Land buscar a cura para sua misteriosa doença. Ela está se transformando em vidro e juntos buscam uma solução. O que eles mais precisam é de tempo - e o tempo está passando rápido. Será que vão encontrar uma maneira de evitar a propagação do vidro?




Assim, com os pés já transformadas em vidro, Ida conhece Midas enquanto ele caminhava atrás de uma luz e tentava capturar sua foto perfeita. Lá estava ela, sentada no meio das árvores.

O que Midas mais conhece, gosta e entende na vida é fotografia e sua primeira reação em relação à Ida foi querer fotografá-la. Ela não era exatamente bonita, mas seria perfeita em uma foto. Acabou não sendo bem assim. Por outro lado, Ida vê em Midas um introvertido jovem morador da ilha. Talvez ele pudesse ajudá-la, ou talvez eles pudessem ser amigos agora que Ida, apesar de tão nova, já tinha passado por inúmeras aventuras e conhecido tantos lugares na época que pode fazer tudo isso. Porque agora já não seria mais possível.

Ida se tornara uma jovem monocromática, fraca e com andar de senhora realmente idosa, arrastando seus pés demorada e preguiçosamente. Mesmo tentando esconder sua 'doença', todos conseguem perceber que há algo errado por baixo das botas muitos maiores que seus pés. Mas Midas não consegue evitar e, mesmo tendo passado a vida a evitar contato com outras pessoas além de Gustav, amigo de infância, e Denver, filha de Gustav, ele se vê se envolvendo com essa estranha do continente.

Outras personagens, atuais ou vivos apenas nas memórias, tem suas partes no romance. Os envolvimentos dois pais de Midas e Ida, seus passados envolvendo essas ilhas. O que acontece no passado e com suas famílias é de extrema importâcia para o desenrolar da história atual.

Agora, devo dizer que eu esperava mais do livro, me decepcionei um pouco. No início, não me senti exatamente confortável com a leitura com pessoas virando vidro, um mini-gado voador e uma criatura que tranforma tudo o que vê em branco. Mas, chegando no final, percebi que, de certa forma, a escrita de Ali Shaw deu certo, já que eu estava muito preocupada com Midas, torcendo por ele, mesmo achando que ele merecesse muitos tapas no pescoço pra acordar para a vida, e tendo orgulho dele quando via seu desenvolvimento.

Não diria que recomendo para pessoas que tem gosto literário parecido com o meu, mas não é um livro ruim, ou uma perda de tempo. Ele só é... estranho demais. São coisas metafóricas, talvez, todas reais demais no cotidiano dos personagens de A Garora dos Pés de Vidro.

"Ele se sentiu com isso por alguns anos e ela se mudou para encontrar alguém que a amasse pelo que era realmente, não pelo que o nitrato de prata e luz a faziam".

Pg. 131

That's all, folks.
Beijos,
Celle.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©