Cheio de Charme - Marian Keys

26 de janeiro de 2011

Quando você lê Cheio de Charme, mesmo já conhecendo e já tendo lido livros da Marian Keys, você pensa 'como ela consegue?'. Sério. É muita pesquisa, gente. Dava pra perceber enquanto eu lia que esse livro é o resultado das experiências de muitas pessoas, que a Marian correu muito atrás e tem muita gente envolvida direta e indiretamente na sua produção. 

Desde já, já digo que recomendo. Você precisa ler esse livro. Fato.

Cheio de Charme é contado por quatro mulheres diferentes, mas acho que são só duas ou três partes da Alicia. Bom, minhas preferidas são Lola e Grace. A Lola me conquistou logo no início do livro e eu ficava folheando as próximas páginas procurando pela fonte que indicava que era ela. Ao mesmo tempo que a Grace foi me conquistando, a Lola me decepcionou um pouco, mas ela continuou absurdamente engraçada. 


"(Ela tentou explicar. Tinha alguma coisa a ver com "ralo". Não posso dar maiores informações. Sempre que ouço a palavra "ralo", apago momentaneamente.)"

Lola Daly - pg 502

Falta eu citar uma então, certo? Irmã gêmea da Grace, Marnie fecha o quarteto. Dessa vez, cada uma tem suas páginas muito bem divididas. No início essas partes são maiores, depois elas vão ficando cada vez menores e a ordem se perde um pouco. 

Mas o que essas quatro mulheres tem em comum? Alguma coisa tem que ter, afinal elas dividem um livro, certo?

Todas as quatro tiverem suas vidas mudadas por um certo político irlandês. Carismático, lindo, com presença forte e capaz de fazer qualquer mulher se sentir muito importante, Paddy de Courcy é o homem do momento. Já começamos recebendo a notícia bombástica de que alguém conseguiu fisgar de vez seu coração e Paddy irá se casar. 

O maior problema dessa notícia para Lola é que ela não é a noiva, apesar de ser sua namorada. Ou pelo menos era. Mas, a mulher que sai por cima é Alicia Thorton, noiva de Paddy. E, apesar dos laços de Paddy com Marnie e Grace ter ficado no passado, elas parecem tão chocadas quanto Lola ao receberem a notícia. Bom, talvez esses laços não estejam tão no passado assim, afinal. 

Grande parte da história de Lola com Paddy é contada logo no início, quando, se sentindo humilhada, mas ainda assim louca por de Courcy, Lola tenta de tudo para conseguir uma explicação, um motivo pra esse casamento repentino que não era com ela. Talvez ela devesse ter dado mais atenção a carreira dele? Talvez fosse culpa das mechas roxas? Não, bordô. Ela é uma consultora de estilo que lutou muito pra ser reconhecida e agora, nesse momento de loucura, está pondo tudo a perder. Queimando roupas caríssimas, trocando malas e agindo feito louca pra cima e para baixo. É então que sua amiga Bridie oferece a casa de seu tio Tom em Knockavoy para Lola passar alguns dias e se acalmar. 

Não é novidade que a Marian é expert em coadjuvantes geniais, certo? Tanto Bridie, Treese e Jem, amigos da Lola de Dublin, e os moradores de Knockavoy são incríveis. Mas, vamos combinar que Knockavoy é um é lugarzinho com uma população pra lá de estranha. E divertida. Os amigos da bebida, os das séries, os dos filmes, do ciber café... Um pub pra cada ocasião.

Grace é uma repórter do Spokesman. Uma mulher forte, independente e que não se importa tanto assim em parecer deslumbrante. Ela só precisa usar a roupa certa pra agradar a pessoas da qual ela vai obter informações. Parece que Grace ficou com toda a força nan horas das divisões entre ela e Marnie no útero. Ao contrário de Grace, Marnie era, até mesmo fisicamente, fraca e sensível. Carente e com grandes tendências a depressão. Quem conhece os livros da Marian, já está acostumado com esse tipo de personagem. Em relação às gêmeas, os coadjuvantes continuam geniais. Bid, a tia, é minha ídola. Nick, marido de Marnie e Damien namorado de Grace são uns amores.  

Falando em amores, em Cheio de Charme a gente vê a diferença de uma paixão para um amor de verdade. Um amor forte, um amor maduro. É lindo. Mas, não vou entrar em detalhes aqui. Só digo que eu chorei também, além de gargalhar. 

Outra característica dos livros da Marian Keyes são assuntos polêmicos. Cheio de Charme está simplesmente entupido deles. Política e corrupção de mãos dadas, câncer, violência doméstica, alcoolismo, crossdressing, depressão, traição... Nossa, é uma chuva de coisas muito importantes, mas tão difíceis de serem tratadas. Marian Keyes consegue falar dessas coisas como se fossem doces. Aviso, então, que exitem cenas fortes, vocês imaginam, né? Ela não ameniza as coisas para ficarem bonitinhas em um livro, não.

E eu descobri que existe diferença entre travestis e crossdresses, coisa que eu não sabia :O.

Então, com muito humor, mistério, amores e dramas, espero ter deixado quem ainda não leu cheio de vontade de ler Cheio de Charme!

Beijos, beijos, Zoe.


3 comentários:

  1. Ainda não tive a chance de ler nenhum dos livros da Marian Keyes, mas depois de 'Melancia', 'Cheio de Charme' é o que eu mais quero ler! A história parece ser realmente fascinante, e os personagens, cativantes.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha!
    Não sabia que esse livro se tratava de tantos assuntos assim O.O Amei saber!

    Quero ler, pena que ele é carinho =/

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  3. Sou louca para ler os livros da Marian Keyes e finalmente coloquei minhas mãos em Melancia, mas ainda não comecei a ler (estou lendo Meg Cabot no momento e não posso simplesmente largá-la! haha).
    Cheio de Charme com certeza está na minha listinha!

    Beijos
    Naty
    http://ancalimefamily.blogspot.com

    ResponderExcluir

rabisque você também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©