Criança 44!

20 de outubro de 2010

Olá (:
Esse é um blog de três amigas, Thai, do Olhando pro Infinito; Zoe e eu, Mel, do Defatto!. Nós já estávamos com a ideia de criar o blog juntas há um tempinho e, sem mais delongas, colocarei nossa ideia em prática!

E, pra começar, eu resolvi trazer as minhas duas resenhas publicadas no Defatto! para cá, começando pelo Criança 44, De Tom Rob Smith, publicado pelo Brasil na editora Record.
Sinceramente, esse foi um dos livros mais surpreendentes que eu já li, pra não dizer o mais. Por isso, é muito difícil escrever sobre ele e falar sobre o quanto eu adoro esse livro sem contar as surpresas finais. Então, escreverei brevemente sobre e leiam! Vocês não vão se arrepender.

O livro se passa na Rússia de Stalin e tem como personagem principal Liev Demidov, agente do Estado. O governo faz com que todos acreditem que não haviam crimes e Liev concordava cegamente com isso. Até que, um dia, ao cobrir o assassinato de um menino, nos trilho de uma ferrovia, a família se recusa a acreditar que foi um acidente. Inicialmente, Liev reluta com a ideia. Porém, após analisar melhor os fatos, ele decide investigar o que houve por trás do assassinato.

Uma das partes maravilhosas do livro é a descrição magnífica dos acontecimentos e o modo que a União Soviética funcionava. O povo não tinha nenhum direito, apenas deveres. E, por isso, quando Liev resolve investigar algo contra o regime, as coisas não são simples para ele, ou para sua esposa Raissa.
Recomendo muito. E como eu leio de tudo, eu sempre fico receosa de indicar alguns livros. Mas esse? Sempre recomendei de olhos fechados e todo mundo sempre gostou! 

Desde que eu comprei meu livro, em 2008, seus direitos de adaptação para o cinema já haviam sido vendidos para Ridley Scott (de Gladiador), mas ainda não tenho nenhuma notícia de data de estreia ou nada parecido.


"Um dos homens saiu do quarto e voltou em seguida, com duas pequenas malas.
-Só podem levar isso. Só podem levar no corpo a roupa e os documentos. Daqui a uma hora saímos, quer estejam prontos ou não.
Liev lhou para as malas, de madeira revestidas de lona. Eram pequenas, suficientes para a roupa de um dia. Virou-se para a esposa.
-Vista o máximo de roupas que puder.
Olhou além dela. Um dos agentes a observava, fumando.
-Pode aguardar lá fora?
-Não perca tempo pedindo coisas. A resposta será sempre não."




ps1.: A continuação do livro, "O Discurso Secreto", já foi lançada, mas eu ainda não consegui comprar, então não li. Muito triste isso. 
ps2.: Meio spoiler, não muito haha. Parte da história do livro é baseada na história do russo Andrei Chikatilo, 'O Estripador Vermelho', que confessou mais de 50 assassinatos a partir de 1978.

Por Mel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Thainá Caldas | No ar desde 2010 | All Rights Reserved ©